O filtro de áudio Datong FL-3

23 12 2012

Ralph Ellis

A Datong é uma empresa inglesa bastante conhecida em seu país, mas bem menos deste lado do Atlântico, recentemente lançou um filtro de áudio excepcionalmente versátil (e caro). Em uma caixa relativamente pequena (18 x 15 x 4,25 cm), o Datong FL-3 inclui um filtro notch automático, notch manual, assim como filtros passa alta e passa baixa. Além disso, o filtro opera em AM, SSB, CW e RTTY. Como não tenho em mãos equipamentos para julgar o desempenho dele em CW e RTTY, o foco deste artigo será em AM e SSB.

O FL-3 possui conexões de entrada, saída e para fonte de alimentação (de 10 a 15 VCC). Fones de ouvido e gravador também podem ser conectados.

Meus testes foram conduzidos usando o FL-3 conectado ao um receptor IC-R70 durante várias semanas. A função que mais achei interessante foi o filtro notch automático. Ele pode ser ativado sozinho ou em conjunto com o filtro passa baixa, passa alta ou com o notch manual. O notch automático busca da saída do receptor um tom contínuo e dentro de um ou dois segundos “trava” nele mantendo-o mesmo se houver um leve deslocamento do heteródino. Normalmente a profundidade do notch (40 dB) elimina o tom ou o reduz a um nível tolerável. Uma lâmpada no painel frontal é ligada quando o notch automático é travado em um tom. Quando o heteródino desvanece, o notch automático busca por um novo tom. Este processo é muito útil para lidar com heteródinos periódicos ou um que mude de frequência sem que haja necessidade de reajustes constantes do notch manual. O notch do FL-3 é muito superior ao do IC-R70, pois o do receptor  atua apenas sobre frequências inferiores ao sinal recebido quando em modo AM ou LSB ou superior quando em modo USB, sendo que no caso do filtro Datong ele atua sobre ambas laterais do sinal.

O notch manual pode ser ativado pressionando o botão “SSB + Notch” (todos os botões marcados para uso em SSB também funcionam em AM). Ele tem uma atuação um pouco mais fraca que o notch automático (30 dB), mas pode ser usado em conjunto com o automático em certas situações. Por exemplo, se houverem vários heteródinos, use o manual em um relativamente estável deixando o automático para lidar com outros que desloquem a frequência ou sofram desvanecimento. O notch manual pode até lidar com um pequeno deslocamento se a largura for de 200 Hz.

A Icom é a única empresa no mercado a oferecer um receptor por menos de $1000 que possui um filtro notch. Tal função do FL-3 contribuirá em muito para a performance de receptores como o Kenwood R-2000, Sony ICF-6800 ou Yaesu FRG-7700. Além disso, quando o notch do FL-3 é combinado com o do IC-R70, pouco da heterodinagem sobrará. Isso é essencial ao tentar ouvir a estação da Nicarágua que opera em 5950 kHz durante sua batalha noturna com a emissora austríaca em 5945 kHz.

Os filtros passa alta e passa baixa podem ser acionados pressionando “SSB + Notch” ou o “SSB” se o notch manual não for utilizado. A frequência vai de 200 a 3500 Hz no modo mais largo e é variável dentro dessa faixa. Em termos práticos o ajuste mais estreito possível para tais filtros em AM e SSB é 500 Hz para o passa alta e entre 1500 e 2000 Hz para o passa baixa. Qualquer valor fora disso reduzirá a qualidade do áudio para aquém de níveis aceitáveis. Tais valores são mais que suficientes para a redução de vários tipos de interferência. Ambos filtros são do tipo elíptico pentapolar com 40 dB de rejeição.

Por conta dos filtros serem variáveis é possível ajustar os controles para eliminar interferências ao manter a maior faixa de frequências disponíveis. Como uma faixa de frequências larga melhora a qualidade do áudio, seu uso sem dúvida alguma é de grande valia para o radioescuta. Entretanto, se você estiver tentando ouvir um sinal raro sob forte interferência, a fidelidade do áudio não chega a ser algo tão crítico. É possível chegar a um nível em que pelo menos a voz do locutor e palavras necessárias para obter a identificação ou material para um informe de recepção.

Pontos negativos
Ainda que possam ser usados altofalantes com impedâncias de 4 a 8 ohms, ele funciona melhor com de 4 ohms. O auto notch não distingue entre heteródinos fracos e fortes e travará no primeiro que encontrar. Neste caso, a melhor opção é o notch manual. Infelizmente o notch manual não pode ser operado sem o acionamento dos filtros passa alta e baixa. Se ele for usado com a configuração de largura maior, pouco do sinal será perdido, entretanto, um controle separado seria melhor.

A maior desvantagem é o preço. No Canadá o FL-3 custa mais de $400 e nos Estados Unidos, $230. Outros filtros de áudio disponíveis no mercado – MFJ-732, MFJ-752B, Autek Research QF-1A e Daiwa AF-406K – custam de $75 a $100. Eles naturalmente não possuem a flexibilidade do FL-3. Seus pontos negativos variam de modelo para modelo e incluem a impossibilidade de uso em CW e RTTY, frequências de corte fixas para os filtros passa alta e baixa, impossibilidade de uso deles com o notch ou inexistência dele. Nenhum deles possui notch automático.

Conclusões
Os filtros notch automático e manual auxiliam grandemente na redução de heteródinos. Sob condições de severa interferência, tanto de fontes naturais como de estações adjacentes, os filtros passa alta e baixa permitem ao Dexista tornar legíveis sinais sob condições fora do ideal. Para radioescuta, a eliminação de ruídos permite o uso de larguras de banda maiores que o normal, melhorando a qualidade geral do áudio. A Datong anuncia que o FL-3 “… supera técnicas como IF shift e pass-band tuning…”. Isso não é totalmente verdadeiro. Para eliminar a interferência proveniente de um dos lados do sinal o PBT do IC-R70 é a melhor opção. De qualquer maneira, um filtro de áudio dá ao radioescuta uma maior flexibilidade no caso de uso do PBT para eliminar o “espalhamento” e o filtro para lidar com apitos ou outros ruídos do outro lado.

O FL-3 é um acessório bem construído, voltado a receptores de comunicações e seu preço reflete isso. Compradores em potencial terão que refletir sobre o custo dele  contra as vantagens de filtros menos versáteis, modificações no receptor ou mesmo sua troca. A Datong também oferece os filtros FL-2 ($289 no Canadá, $160 nos Estados Unidos), que possui as mesmas funções do FL-3, só que sem o auto notch, e o FL-2/A ($129 no Canadá, $70 nos Estados Unidos), ou mesmo a construção de um.

Artigo traduzido mediante autorização do Ontario DX Association. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: