Rádio Difusora de Taubaté

15 12 2012

Tom Williamson

Não é comum nos dias atuais encontrar uma nova emissora em ondas tropicais proveniente da América Latina. Assim foi com o retorno desta estação relativamente antiga em 4925 kHz. Não tenho certeza de quanto tempo  ela ficou fora do ar e tampouco o motivo da atividade intermitente.

Mesmo com potência não tão elevada (cerca de 500 W) ela se faz presente com bom sinal em dias de propagação favorável para o Brasl. Pela grandeza do seu território uma dica é tentar captar emissoras da região, sendo a Rádio Mundial (4975 kHz) e Rádio Canção Nova (4825 kHz) boas referências para as condições de escuta.

A cidade de Taubaté dista cerca de 140 km de São Paulo e situa-se na planície costeira da  região.

Opera nas frequências de 4925 kHz e 570 kHz. O conteúdo da programação não foge em muito ao padrão das emissoras brasileiras.

Recebi um cartão QSL em preto e branco com uma imagem do prédio da emissora. O endereço usado foi: Rua Dr. Sousa Alves 960, CEP 12020-030, Taubaté/SP.

Nota do tradutor: atualmente a referida emissora está inativa em ondas tropicais.

Artigo traduzido mediante autorização do Ontario DX Association. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.

Anúncios

Ações

Information

2 responses

21 05 2014
GLAUBER GLEIDSON PERES

Pô Ivan! Eu escutava a Difusora de Taubaté em OT aqui em Pindamonhangaba (SP)! Onda Média não se fala… Me lembro que eu escutei ela em 1996 (tinha 13 anos, hoje tenho 30) nos 60 metros pela primeira vez com um rádio Sonata que era do meu pai (hoje falecido). Eu gostava de escutar o programa do Flávio Alves “Show da Noite”. A ultima vez que escutei a Difusora foi em 2007; era o Jornal da Tarde noticiando a CPI da Câmara Municipal da Bandeirante, tratando uma suposta contratação superfaturada da iluminação do Parque Dr Barbosa de Oliveira (Praça da Rodoviária Velha) pela prefeitura. A Difusora desligou o Tx de 60 metros para “manutenção”. Sinto falta dela nas ondas tropicais.

Saudações, parceiro!

27 05 2014
Ivan

Glauber,

Não só ela, como muitas e muitas emissoras nos deixaram e vivem na lembrança de pessoas como nós. Bons tempos que não voltam mais…

73!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: