A história da estação retransmissora da BBC em Clevedon

1 12 2012

Adrian M. Peterson

No meio do século passado a BBC instalou três estações temporárias de ondas curtas em localidades distantes do território britânico. Elas foram instaladas em Start Point, no sul da costa  da Inglaterra, Lisnagarvey, na Irlanda do Norte e Clevedon, na costa do País de Gales. Em uma edição anterior foi abordada a estação de Start Pont e agora é a vez da estação de Clevedon.

A cidade de Clevedon está localizada no Canal de Bristol. Seu nome é derivado de duas palavras na antiga língua Anglo-Saxônica: Cleve (fenda ou vale) e Don (colina).

No início do ano de 1935 os engenheiros da BBC começaram uma busca extensa por um local para instalação de um transmissor de ondas médias para cobrir as áreas de sombra de outras emissoras já existentes. Em abril de 1937, após longos testes, a localidade foi escolhida.

Essa localização ficava nas proximidades da costa do Canal de Bristol em uma depressão pouco acima do nível do mar. Uma linha férrea foi construída para servir a tal propriedade e o ponto final foi movido para tornar mais fácil o acesso à estação.

A estação foi inaugurada em 14 de Junho de 1939 usando um transmissor de ondas médias STC de 20 kW. A frequência usada era a de 1474 kHz e a torre tinha cerca de 105 metros de altura. O serviço transmitido era o Programa Regional Oeste que chegava via cabo ao local.

Entretanto, quando a estação estava com menos de três meses em operação, foi fechada por questões de segurança em 1 de Setembro de 1939. Logo em seguida começou o trabalho de conversão do transmissor para ondas curtas para uso remoto por parte da BBC.

Um ano depois a estação foi reaberta para transmissões em ondas curtas com potência de 15 kW. O transmissor era capaz de operar em até dois canais, sendo um na faixa de 25 metros e o outro em 41 metros. A programação retransmitida era do Serviço Europeu da BBC, geralmente em paralelo com um mais dos transmissores de alta potência de Daventry.

Tal transmissor foi usado para servir a Europa continental por cerca de cinco anos. Em 2 de Junho de 1945 a estação foi fechada novamente, desta vez para re-conversão do transmissor para ondas médias. No ano seguinte o transmissor voltou ao ar na frequência de 1384 kHz com 20 kW.

Pouco se sabe sobre a referida estação durante o período que transmitiu em ondas curtas. Sabe-se apenas que operava com 15 kW nas faixas de 25 e 41 metros e levava ao ar o Serviço Europeu da BBC. Durante esse período o sistema de indicativos em uso pela BBC deu um tipo diferente de três letras a cada canal em uso independente da localização.

Também não ha informações sobre as frequências exatas utilizadas, seus indicativos e obviamente não existem QSLs confirmando a recepção de tal estação.

Artigo irradiado no programa Wavescan e traduzido mediante autorização. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: