Interpretação prática de dados em modo HFDL (parte 6)

17 11 2012

Jim Dunnett

Desta vez trago uma variedade um pouco maior de mensagens com relação ao conteúdo do último artigo.

Tempo:

HACARS mode: 2  Aircraft reg: .A6-ERF
Message label: RA  Block id: H  [Uplink]
Message content:-
00Z 14015KT 3SM -SN OVC025 FM0000Z
14015KT 5SM -SN OVC020   FM0200Z 15015KT 3SM -SN
-PL OVC012   FM0400Z 15020KT 2SM -RA BR OVC008
RMK NXT FCST BY 12Z

Um avião da Emirates (A340 – A6-ERF) recebeu um informe meteorológico às 00Z (meia-noite); 3SM = ? –SN = ? OVC=nublado; 020 = 20%?; FM0200Z = de 0200 UTC; 15015KT = direção do vento 150 graus a 15 nós; 3SM = nuvens?; com parâmetros similares para as 0400 UTC. RMK NXT FCAST BY 12Z = Observações: Próximo boletim às 1200 UTC. Note que a mensagem não informa a qual aeródromo este boletim é relacionado. Felizmente a equipe em vôo o sabe!

Mensagens operacionais:

[LPDU UNNUMBERED ACKED DATA FM AIR CES554 TO GND]
HACARS mode: 2  Aircraft reg: .B-6051
Message label: 17  Block id: 7  Msg. no: M31A Flight id: MU0554
Message content:-
ETA REPORT
DEP LFPG,DES ZSPD,ETA 0118,FOB 147120

Aeronave B-6051, um A340 da China Eastern enviou uma mensagem operacional por meio da estação em terra. Informa ter deixado o aeroporto de Paris/CdG rumo a Shanghai/Pu Dong, com chegada às 0118. Combustível 147,120 (litros? libras?).

[LPDU UNNUMBERED ACKED DATA FM AIR 14 TO GND]
HACARS mode: 2  Aircraft reg: .ZS-SNE
Message label: 45  Block id: 6  Msg. no: M07A Flight id: SA0210
Message content:-
OFAJS
HI ZUR ETA 2250Z
OPS NML NEXT CALL
TOD

Um avião da South African Airways (A340 – ZS-SNE) enviou uma mensagem de operação normal para a coordenação em Johannesburg (OFAJS). ZUR? Horário estimado de chegada 2250 UTC. Operações normais. Próxima chamada (quando?)  TOD (?).

Informe de posição:

[MPDU 21:57:59 AIR LOGON SLOT 10 300 BPS ]
[LPDU LOG ON RESUME]
ICAO 020055
[HFNPDU FREQUENCY DATA]
21:58:40  UTC  Flight ID = 751     LAT 33 22 25  N  LON 7 35 42  W

Trata-se de um simples informe de posição. O prefixo da aeronave não foi informado, mas podemos obtê-lo por meio do seu código ICAO, que é 020055 e pertence a um A321 (CN-RNY) da Royal Air Maroc que está a 3322N 00736W (arredondando os segundos da latitude/longitude para minutos quando apropriado).

Um quebra-cabeça:

[LPDU UNNUMBERED ACKED DATA FM AIR TG0051 TO GND]
HACARS mode: 2  Aircraft reg: .HS-TNB
Message label: H1  Block id: 3  Msg. no: D13A Flight id: TG0051
Message content:-
#DFB*POS
03151807N5417W04412370265056801M5660548

Sim, um verdadeiro quebra-cabeça. A posição 5180.7N 05417W é realmente estranha, não acha? Isso indica que após o W provavelmente há dados de performance de algum tipo. E o 031 no começo?

Artigo traduzido mediante autorização do Worldwide Utility News Club. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.

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