Questões técnicas para o Dexista de FM

3 11 2012

O que é melhor para o Dexismo em FM – um receptor ou sintonizador?

Em geral, componentes separados oferecem melhor performance do ponto de vista do audiófilo. Para o Dexista de FM o sintonizador possui mais importância que um amplificador de áudio. Certos receptores de FM são bons, mas sintonizadores tendem a ser melhores para o público Dexista, pois tem em mente o entusiasta ao invés de quem apenas quer ouvir música. Tenha em mente que usando um sintonizador você também precisará de um amplificador de áudio.

Qual especificação é mais importante em um sintonizador de FM – sensibilidade ou seletividade?

Na atualidade, mesmo os sintonizadores mais baratos oferecem boa seletividade em detrimento da sensibilidade. Quanto mais sensível um sintonizador for, melhor deverá ser também a seletividade, caso contrário não será bom para o Dexismo. Ao verificar as especificações de um sintonizador certifique-se de que a figura de sensibilidade mono esteja na faixa de 1,5 uV a 300 ohms (que também é expressa como 8,8 dBf) para melhor performance. Quanto mais baixo o seu valor, melhor; bons valores de seletividade e rejeição de imagem são de extrema importância.

O que é rejeição de imagem? Qual o valor recomendável?

Esta especificação é tão importante quanto a seletividade ou sensibilidade, especialmente para um Dexista que convive com sinais locais ou semi-locais. A rejeição de imagens geralmente é subestimada, mas deve ser cuidadosamente considerada juntamente com a rejeição de sinais espúrios. Com muitos sinais locais presentes, imagens e intermodulações são comuns. A rejeição de imagem é a capacidade do sintonizador rejeitar sinais que ocorrem como resultado da mistura de sinais fortes e/ou com forte intensidade de campo fora da faixa de FM, como transmissões aeronáuticas em frequências 21,4 MHz acima da sintonizada (que corresponde ao dobro da frequência do estágio de FI de um sintonizador de FM). A maior parte dos sintonizadores oferece ao menos 60 dB de rejeição de imagem. Para ter boas condições de uso para Dexismo o sintonizador deverá ter ao menos 75 dB de rejeição de imagem, sendo valores superiores a 100 dB presentes nos melhores modelos. A resposta a sinais espúrios também deve ser alta, especialmente se viver em uma área com muitas emissoras locais. Quanto mais alta, menor a chace de intermodulação (estações com sinal forte aparecendo em um ou mais pontos do dial). O mínimo aceitável é 75 dB, mas se viver em uma área com sinais locais fortes será necessário um valor superior a 100 dB. Os melhores sintonizadores oferecem mais de 100 dB, mas tenha cuidado: nem sempre tais valores estão disponíveis nos equis mais caros. Em um grande centro urbano você precisará de uma resposta superior a 120 db.

Artigo traduzido mediante autorização do Worldwide TV/FM DX Association. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: