Bellabarba adoraria viver no Brasil

1 11 2012

Como é de conhecimento de boa parte do público praticante do nosso hobby o DX Clube do Brasil promoveu o que chamaram de “1º Dia da escuta” nas 24 horas do último dia 21 de outubro. Obviamente o objetivo do concurso foi comemorar o aniversário do clube e por tabela ter logs para ocupar papel em seu boletim impresso, que nos dias atuais tem parcela considerável ocupada por registros de Dexistas dos exterior, algo que não apenas eu, mas vários colegas já comentaram comigo ser completamente inútil. A razão é simples: o log jamais foi algo decorativo em um boletim Dexista e sim uma referência do que pode ser ouvido, pode servir para estudos de propagação e até mesmo para que quem o lê tente novas captações, então, ao menos para o Dexista brasileiro ler um boletim com material de um russo tem utilidade no mínimo duvidosa. De qualquer maneira a iniciativa é válida, mesmo porque na época em que fui editor do boletim impresso do referido clube um dos coordenadores disse que o objetivo do periódico era “vender papel”.

O que aconteceu foi um concurso repleto de brechas em seu regulamento e no final quem as explorou melhor sagrou-se vencedor. Para o registro de um log com o mínimo de qualidade é necessário um período de escuta de cinco minutos, em alguns casos ainda mais. Infelizmente o bom senso inexiste no nosso país e logs com um minuto de escuta e sem nenhum dado conclusivo são considerados válidos. Dizer que uma emissora transmite música sertaneja (menos mal que não é o ronco de um urso hibernando!) sem ao menos pegar o nome de um programa é perfeitamente válido. Registrar a escuta de uma emissora que não transmite há quase um ano também vale e sequer coloca o conteúdo apresentado pelo “dexista” sob o mínimo de suspeita. Vale tudo mesmo!

De forma alguma tenho interesse em modificar o resultado de tal “concurso”, mesmo porque em nenhum momento ele despertou em mim o mínimo interesse quanto a participação. Se eu figurasse entre os participantes talvez minha opinião poderia ser considerada parcial.

Tentei na tarde do último dia 29 publicar uma mensagem com uma opinião bastante parecida e que obviamente foi apagada por ser algo que fere um grupo que não sabe receber qualquer tipo de crítica. O tiro saiu pela culatra pois o conteúdo está aqui para um público que em alguns meses chega a ser duas vezes maior em visitas individuais que o número de membros da lista radioescutas.

Para encerrar, cito uma parte de um concurso Dexista de verdade: trata-se do “3º International DX Contest – The Grand Tour Across All Continents”. Há um regulamento claro citando faixas de radiodifusão (alguém conhece alguma emissora do tipo que transmita em 160 metros?), categoria de emissora que pode ser registrada e a exigência de escuta de no mínimo 15 minutos com detalhes do log. Que diferença, não?

O famoso Bellabarba nunca esteve tão na moda. O brasileiro é realmente um grandioso admirador de pizzas (em todos os sentidos).

Anúncios

Ações

Information

4 responses

16 11 2012
Geraldo Pietragala

Eu nunca pratiquei band scan acho que e por gostar de radios que tenham o botao de tuning e tambem acho muito dificil definir o codigo Sinpo nesse periodo de 1 minuto + detalhes da programacao
Da proxima vez com +tempo de preparacao vai haver um regulamento

18 11 2012
Ivan

Geraldo,

É impossível que um clube que se diz tradicional e com mais de trinta anos de existência não consiga realizar um concurso com o mínimo de qualidade.

73!

18 11 2012
Arthur

Ivan,

Em primeiro lugar gostaria de me declarar fã e leitor assíduo de seu blog, parabéns pela qualidade. Em segundo, concordo com quase tudo, menos com as durações das escutas. Sou praticante de band scan e (pode conferir nos poucos logs que publico) geralmente o intervalo entre uma escuta e outra é de no máximo dois minutos, a não ser que seja algo completamente novo e demande maior termpo de identificação, como em MW noturno.Mais importante que a duração é a clareza e assertividade das informações. O dexista tem que ser detalhista no log e certeiro na identificação. Mas, de qualquer forma, sua preocupação é pertinente. Os logs devem mesmo ser confiáveis e acima de suspeitas…

22 11 2012
Ivan

Arthur,

Em primeiro lugar agradeço suas gentis palavras.

Infelizmente não creio que clareza e assertividade tenham sido fatores determinantes quanto ao que abordei no post, mas, de qualquer maneira quem ganhou soube como explorar algumas das inúmeras brechas nas regras do concurso.

Sinceramente prefiro participar de iniciativas do gênero provenientes de clubes do exterior. Há seriedade e amadurecimento que por aqui inexiste.

73!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: