Sony ICF-2002: uma avaliação

28 10 2012

Terry Ferguson

Recentemente adquiri o ICF-2002 e efetuei testes durante algumas semanas. Como um receptor portátil para escuta casual ele funciona bem. O relógio de 24 horas e temporizador são bastante úteis. Com uma antena de pouco mais de 4,5 metros há poucas emissoras na faixa tropical de 60 metros presentes, mas as demais internacionais não sofrem maiores problemas.

As estações de ondas médias chegam relativamente bem mesmo com a antena interna e o rendimento em FM é bastante razoável.

Um problema que encontrei ao fazer escutas em SSB nas faixas de 75 e um pouco na de 40 metros, tanto com a telescópica como com a antena externa foi a ocorrência de distorção ocasionada pelo oscilador. Ao acionar o atenuador o problema foi solucionado quase em sua totalidade. Não localizei outros problemas de sobrecarga em nenhuma faixa no modo AM. Embora pouco povoada, o receptor tem a faixa de 21 metros programada em detrimento da de 20 metros.

Nas especificações é informado que o equipamento possui 2″1/4 de profundidade, mas na verdade tem apenas 1″1/4, então fica fácil de tombar quando está com a antena telescópica estendida. As quatro pilhas AA são suficientes para cerca de 40 horas de uso. Comprei uma bateria de 6 V para lanternas e espero uma autonomia maior. Também estou usando uma fonte de alimentação, sendo que a primeira utilizada provocou zumbido na recepção, o que me obrigou a adquirir um modelo com melhor filtragem.

De qualquer maneira trata-se de um excelente receptor portátil ou reserva. Para uso sem maior compromisso é um bom equipamento.

Alguns comentários apresentados nos programa “Merry-Go-Round” (Rádio Suíça Internacional):

A chaves para seleção do modo SSB são muito pequenas e inconvenientes. O controle do BFO  é de difícil ajuste;

A leitura digital não exibe a frequência verdadeira ao usar o BFO;

O atenuador possui apenas duas posições, diferente das três existentes no ICF-2001;

Não há trimmer de antena;

O ICF-2001 certamente é a escolha para quem busca captações de emissoras DX;

O 2002 não deve custar mais que o 2001.

Artigo traduzido mediante autorização do Ontario DX Association. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: