Informes de recepção e QSLs

14 10 2012

Joe Robinson

Uma faceta das mais interessantes do nosso hobby é o envio de informes de recepção com o objetivo de receber um cartão confirmatório (QSL). Ele pode vir na forma de um cartão ou mesmo carta confirmando a escuta efetuada. Ao redigir informes de recepção seja simples e direto. Os seguintes dados devem sempre ser informados:

1 – Data e hora UTC (a menos que se trate de um serviço doméstico, caso em que deverá ser usada a data e horário local).
2 – Frequência
3 – Tipo de transmissão (doméstica ou serviço externo, região de destino, modalidade, etc).
4 – Detalhes do programa. O que foi ouvido? Música? Nomes de personalidades? Sinal de intervalo? Notícias? Comentários? Cultura? Seja específico.
5 – Qualidade do sinal. Para emissoras internacionais o código SINPO é suficiente, mas nos demais casos explique como o sinal foi recebido, a interferência (você pode incluir o nome da emissora), ruído ou desvanecimento.
6 – Comentários sobre a programação. Alguns Dexistas omitem esta parte muito importante do informe de recepção. Diga ao pessoal da emissora se você gostou do programa ou o que acha dele. As emissoras transmitem conteúdo e opiniões são sempre bem vindas.
7 – Fale sobre você. Faça um resumo sobre você e sua história no hobby.
8 – Peça (gentilmente) uma resposta. Seja educado e se receber mais que um QSL e um boletim de programação não deixe de comemorar. Use alguma forma de custeio de retorno se necessário.

Chris Meloche, editor da coluna “QSL Album”, diz: “Dados em boa quantidade e precisos são essenciais. Se você não entender o idioma, envie uma gravação. Diga o que achou do programa captado… elogios podem ajudar. Se estiver lidando com uma emissora difícil de confirmar e realmente deseja o QSL envie “follow-ups.” Chris usa um formulário criado por ele. Rob Ross envia informes manuscritos. Vários outros digitam em processadores de texto. Eu uso o modelo do ODXA, às vezes adicionando alguma nota (digitada, pois minha letra de mão é horrível!). Independente do meio escolhido, seja amigável, preciso e tenha boa sorte com o retorno dos seus informes.

Artigo traduzido mediante autorização do Ontario DX Association. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: