As mudanças nos indicativos das emissoras norteamericanas em 1939

30 09 2012

Adrian M. Peterson

O primeiro final de semana de setembro de 1939 foi tragicamente marcante para o mundo. Durante as décadas de 1920 e 1930 a Alemanha sofreu uma recuperação marcante da desastrosa derrota na I Guerra Mundial e vários territórios de fala alemã na Europa Central foram anexados.

O exército alemão invadiu uma estação de rádio em território polonês em 31 de agosto de 1939 localizada em Gleiwitz. Seguiu-se uma breve transmissão em Polonês. A torre de transmissão em tal localidade era conhecida por ser a mais alta feita de madeira na Europa.

Inglaterra e França declararam guerra à Alemanha alguns dias depois. Tinha início a II Guerra Mundial.

Durante os anos de 1938 e 1939 tornou-se paulatinamente óbvio para observadores políticos do mundo todo que tal conflito era inevitável, então várias nações fizeram algum tipo de preparo para esta eventualidade. Assim como na I Guerra Mundial os Estados Unidos foram arrastados para este terrível conflito.

Na metade da década de 1920 e durante a de 1930 as transmissões internacionais de rádio estavam se desenvolvendo tanto nos Estados Unidos como em outros países. Muitas das estações de ondas curtas começaram sua história de forma experimental, tendo posteriormente chegado ao nível de organizações radiofônicas regulares.

Em 23 de Maio de 1939 a FCC solicitou a todas as estações experimentais de ondas curtas dos Estados Unidos que adotassem indicativos regulares até 1 de setembro de 1939. Estranhamente esta data coincidiu com o crítico final de semana em que ocorreu a escalada militar na Europa.

Naquele período haviam 15 transmissores de ondas curtas nos Estados Unidos operados por 8 emissoras. Doze desses estavam localizados próximos à costa do Atlântico, dois no Meio-oeste e apenas um na Costa Oeste. Doze deles possuíam potência moderada, dois eram de baixa potência e apenas um com potência superior a 100 kW.

Todos esses transmissores eram licenciados com indicativos experimentais que começavam com a letra “W” seguidos por um número e a letra “X”. De acordo com a determinação da FCC, cada um deles tinham que usar um novo indicativo composto por quatro letras, começando com “W” ou “K”, dependendo da localidade.

Ainda que a data exigida para a mudança fosse o dia 1 de Setembro de 1939, algumas emissoras fizeram a mudança antes, outras com algum atraso e a maioria na data exata estipulada. Curiosamente, seis desses transmissores receberam o novo indicativo e poucos dias depois passaram por outra mudança.

O indicativo do novo transmissor de 100 kW operado pela General Electric em South Schenectady, estado de New York, passou a ser WGEU, mas uma semana depois foi modificado para WGEO. Os outros dois instalados na mesma localidade, o de 25 kW da W2XAD e o de 40 kW da W2XAF mantiveram os indicativos WGEA e WGEO.

A estação da CBS localizada na Philadelphia/Pennsylvania, W3XAU, inicialmente recebeu o indicativo WCAI, posteriormente modificado para WCAB alguns dias depois. Sua emissora irmã, a W2XE, de Wayne/New Jersey manteve o indicativo WCBX.

A estação W8XAL, pertencente à Crosley, instalada próxima de Cincinnati, tornou-se WLWU e poucos dias depois passou a usar o indicativo WLWO, que a identificava como WLW Overseas (Serviço Externo). A estação W4XB, de Miami/Florida passou a usar o indicativo WBKM e posteriormente WDJM.

Os transmissores operados pela Worldwide Broadcasting Foundation em Massachusetts (W1XAL) e Scituate (W1XAR) inicialmente receberam os indicativos WSLA e WSLR, e duas semanas depois,WRUL e WRUW.

Os transmissores de ondas curtas da RCA-NBC em Bound Brook/New Jersey, que usavam os indicativos W3XAL e W3XL tornaram-se WRCA e WNBI.

A estação solitária de ondas curtas da Costa Oeste (W6XBE) que foi inaugurada em Treasure Island, na Baía de São Francisco, durante a Exposição Internacional Golden Gate no começo de 1939, recebeu o indicativo KGEI, que a identificava como General Electric International.

A última  mundança é relativa ao transmissor de 500 W da estação W9XAA, de Chicago/Illinois. A emissora pertencia e era operada pela Federação do Trabalho, mas no período de mudança de indicativos efetuada pela FCC estava fora do ar. Um novo indicativo foi alocado (WCBI), mas provavelmente nunca foi implementado devido ao fato do transmissor nao ter sido ligado novamente.

Tudo isso aconteceu há 73 anos…

Artigo irradiado no programa Wavescan e traduzido mediante autorização. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: