Aniversário da Rádio Ilhas Falklands (parte 1)

8 09 2012

Adrian M. Peterson

O trigésimo aniversário do fim da Guerra das Malvinas ocorreu há pouco tempo. Este conflito rápido começou em 2 de abril de 1982 e durou 74 dias, terminando em 14 de junho.

Às quatro e meia da manhã da sexta-feira, 2 de abril de 1982, tropas argentinas efetuaram com sucesso um desembarque anfíbio na costa da Ilha East Falkland em Mullet Creek, um arroio em uma pequena península 8 km ao norte de Port Stanley. A Inglaterra viu esta invasão como um ato de guerra e a Argentina o considerou como uma tentativa de reclamar seu direito pelo território.

Menos de quatro horas depois outro destacamento argentino desembarcou em Port Stanley e às 09:15, Sir Rex Hunt, o governador local, foi declarado prisioneiro. Durante a tarde o governador e outras pessoas capturadas foram enviadas a Mondevidéu.

Quando Port Stanley tomou conhecimento do desembarque argentino, a emissora de rádio do governo foi rapidamente ativada para transmitir mensagens especiais para os habitantes locais. Na ocasião a Falkland Islands Broadcasting Service operava dois transmissores em 536 kHz (5 kW) e 2370 kHz (1 kW). A programação de emergência consistia de música, informações sobre o progresso da invasão e sobre como os habitantes tinham que agir para se proteger, além de discursos do governador.

Curiosamente neozelandeses especialmente da região de Auckland puderam ouvir o desenrolar dos eventos por meio da transmissão de emergência de baixa potência em 120 metros. Foi a primeira vez que a FIBS foi captada no país.

Apenas cinquenta minutos depois da rendição oficial dos cidadãos locais a FIBS retornou ao ar sob supervisão do exército argentino usando as frequências de 536 kHz e 2385 kHz. Três dias depois passou a usar o indicativo LRA60 e a ser identificada como “Radio Nacional Islas Malvinas”. A capital passou a chamar-se Puerto Rivero.

A programação regular da LRA60 era em Espanhol e Inglês e consistia de produções locais e gravações do serviço de transcrição da BBC que estavam na discoteca da emissora. Também eram efetuadas retransmissões de conteúdo captado em Ondas Curtas da BBC (principalmente programas esportivos) e da LRA11, Radio Nacional Comodoro Rivadavia.

Transmissões ao vivo com origem na Argentina por meio da RAE também eram inseridas na programação local em Puerto Rivero. Victor Goonetilleke captou tal emissão no Sri Lanka no dia 6 de Junho.

Foram anunciados planos para que duas novas emissoras de radiodifusão fossem instaladas em Puerto Rivero com os indicativos argentinos LRA50 em 710 e 4784 kHz, com uma potência de 10 kW.

Havia uma outra estação de Ondas Curtas naquela época que pertencia à Cable & Wireless e usava o indicativo VPC. Era uma instalação de baixa potência que operava em USB e normalmente captada em 24145 kHz. Durante a presença argentina a referida estação levou ao ar programação de radiodifusão e também foi captada na Nova Zelândia em 15890 e 24145 kHz. Tais transmissões tinham como destino Buenos Aires para retransmissão por outras estações do país em ondas médias e curtas. Em outros períodos a estação utilitária foi usada pelo exército argentino.

O governo manteve em serviço o engenheiro da C&W, que disse posteriormente ter usado a estação secretamente para passar informações que poderiam ser de interesse dos oficiais britânicos na eventualidade de estarem na escuta.

As transmissões em 2385 kHz foram encerradas no final de Abril devido ao fato de serem ouvidas em áreas muito distantes, como o Chile. Pela mesma razão o transmissor de 536 kHz foi fechado no início de maio e o serviço passou a ser disponibilizado apenas via cabo.

Entretanto, como Jerry Berg informou no seu excelente livro “Broadcasting on the shortwaves”, a estação de ondas médias LRA60 foi reativada em 11 de junho por apenas um dia para levar ao ar uma retransmissão ao vivo da visita do Papa à Buenos Aires.

Um serviço de TV com baixa potência no canal 7 foi inaugurado em Puerto Rivero em 3 de abril e retransmitia em cores a programação gerada em Buenos Aires. Uma empresa privada inclusive demonstrou interesse em instalar uma emissora de TV na capital. Uma estação radioamadorística com o indicativo LU4ARM ou LU4ERM também foi instalada e permitia a comunicação dos que lá estavam com as famílias na Argentina.

No dia 18 de junho de 1982 as tropas argentinas renderam-se aos britânicos. As Ilhas Malvinas voltaram a se chamar Falklands e Puerto Rivero voltou a ser Port Stanley. O governador retornou do Uruguay e a estação da C&W voltou a efetuar seu serviço de comunicação regular em banda lateral com Londres em 19950 e 24145 kHz. A LRA60 voltou ao ar como FIBS, entretanto, por conta do transmissor de ondas médias ter sido danificado durante a guerra, voltou ao ar apenas em ondas tropicais com 1 kW em 2370 kHz e 500 W em 3958 kHz.

Artigo irradiado no programa Wavescan e traduzido mediante autorização. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: