Comunicações aeronáuticas em HF – Parte 1

18 08 2012

Peter Ivakitsch

Esta é a primeira parte de uma série de artigos sobre comunicações aeronáuticas em HF voltada a iniciantes que buscam entendimento sobre os procedimentos e informações sobre o uso das ondas curtas no mundo da aviação.

Como muitos de vocês já sabem, milhares de aviões viajam diariamente por áreas remotas do mundo para alcançar seus destinos. Por conta disso devem existir maneiras pelas quais os pilotos possam informar o progresso do voo aos controles de tráfego aéreo enquanto nessas regiões remotas em que geralmente há pouca ou nenhuma cobertura de radar ou de rádio em VHF. Estações de rádio em VHF geralmente não podem ser instaladas  nessas regiões devido a limitações de terreno, assim como a existência porções extensas de água. Como um sinal rádio em ondas curtas pode viajar em alguns casos milhares de quilômetros, o sistema de informação de posição de um avião utiliza tal faixa, mantendo assim controladores e pilotos em contato.

Informes de posição: aviões geralmente percorrem aerovias que requerem ao piloto informar sua posição de acordo com pontos pré-determinados e são expressados tanto por coordenadas geográficas como nomes. A localização geográfica de cada aerovia determina qual método de informação a ser usado. Aerovias que estão próximas do solo e que se mantém inalteradas usam nomes de cinco letras para identificação da localização. Informes de posição que envolvem latitude e longitude geralmente são usados em rotas que mudam diariamente de acordo com condições favoráveis de vento e são mais comumente usados por aviões sobre largas porções de água como os oceanos Atlântico e Pacífico. As seguintes informações serão passadas durante um informe de posição:

– prefixo do avião e número do voo;
– posição atual e horário (UTC);
– duas próximas posições e horário estimado de chegada;
– direção atual do vento e velocidade (nós);
– temperatura do ar externa  (graus Celsius).

Ainda que de forma não-obrigatória, durante cada informe o piloto pode incluir também:

– selcal do avião;
– registro do avião;
– combustível disponível;
– velocidade (expressa em Mach).

Ao voar sobre rotas oceânicas que mudam diariamente os pilotos devem informar sua posição a cada dez graus de longitude. Como pode haver muitos outros aviões em uma determinada região, esse procedimento permite aos controladores coordenar mudanças que possam ocorrer a qualquer outro voo em rotas adjacentes ou conflitantes. O exemplo a seguir, traduzido para o Português, dá uma ideia do formato usado em um informe de posição:

Lauda 984 na posição HENCH às 05:03, nível 350, estimando posição 35º norte, 60º oeste às 05:17, próxima posição será 41º norte, 50º oeste, temperatura é -60º e ventos 275/50.

O sistema selcal: para reduzir a necessidade de que os pilotos usem fones de ouvido muito tempo em voos de longa distância, um sistema conhecido como “chamada seletiva”, ou Selcal, é usado pelos controladores de voo para acionar um avião em específico. Cada rádio possui um código de quatro letras designado pela ARINC (Aeronautical Radio Inc.). Cada voo deve informar no contato inicial seu código selcal para que, caso o controlador queira estabelecer contato, inserí-lo para que um sinal seja transmitido. Um alarme então soará na cabine para alertar o piloto que o controlador deseja estabelecer contato. Uma lâmpada também serve como alerta auxiliar. Ainda que numericamente impossível de ser duplicado, sua definição é feita de forma criteriosa. Geralmente tal código permanecerá com o mesmo avião durante toda a sua vida útil.

Artigo traduzido mediante autorização do Worldwide Utility News Club. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.

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