Confirmando empresas aéreas

17 06 2012

Ian Baxter

Confirmar empresas aéreas pode configurar uma interessante faceta do nosso hobby. Há várias fontes de informação e dicas que desejo compartilhar.

Em primeiro lugar, após registrar a escuta de um voo você precisará saber a empresa que o opera. Uma boa fonte para este tipo de informação é o livro “Airlines & Airports – Coding & Decoding”, que possui uma lista com cerca de 15000 códigos de aeroportos de três e quatro letras. Também possui códigos de duas e três letras de empresas aéreas.

Outra excelente fonte de informações é a publicação JP Airline Fleets International. Ela possui uma lista de quase todas as empresas aéreas do mundo e aeronaves em ordem alfabética com base nas duas primeiras letras/números de registro. O endereço das empresas é informado, assim como número de telefone/fax e, quando disponível, o nome do presidente. Outras informações também são dadas, como nome da aeronave, tipo, número de série, etc. Essa publicação também está disponível em CD. Entretanto, tenha em mente que esta ela não é exatamente voltada ao público Dexista, mas para o entusiasta de aviação em geral. De qualquer forma, considero seu conteúdo de extrema valia.

Ao tentar obter a confirmação tento sempre endereçar ao presidente da empresa. Se não houver essa informação, envio ao Piloto Chefe ou para o setor de Operações de Voo. Sempre anote a quem você enviou o informe para no caso de não receber resposta reenviar a uma pessoa diferente. Tais procedimentos ajudarão muito no recebimento do almejado QSL.

Assim como em qualquer informe de recepção, coloco o máximo de informações. Isso ajuda a empresa a verificar seu informe com mais rapidez.

Não creio ser necessário incluir custeio de retorno. Talvez a sua inclusão seja interessante ao lidar com empresas menores. Não tenha medo de fazer perguntas como: Qual o destino do voo em questão? Qual a origem? Qual tipo de avião em uso? Lembre-se que se a empresa tomar conhecimento do seu interesse, muito provavelmente você será atendido. Você se surpreenderá com o que receberá nas respostas. Tenho centenas de adesivos, postais, broches, canetas, etc. Recebi até mesmo uma passagem em certa oportunidade, além de uma barra de chocolate da Crossair! Neste caso a tentação foi grande demais para simplesmente deixar o brinde guardado…

Quando eu achava que já havia recebido de tudo, veio um pacote de US Air com a miniatura de um avião para montar. Como você pode ver, a busca de confirmações de empresas aéreas pode valer muito a pena!

Os países africanos e ex-repúblicas soviéticas são os mais difíceis de confirmar, então uma certa dose de paciência e tentativas serão necessárias.

Ambas as fontes citadas acima são facilmente encontradas em uma busca rápida na internet. Se mais alguém tiver alguma informação que queira compartilhar como, por exemplo, outras publicações úteis, não deixe de entrar em contato.

Artigo traduzido mediante autorização do Worldwide Utility News Club. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: