Rádio Bulgária

24 05 2012

No último dia 31 de janeiro, uma das emissoras mais queridas das ondas curtas nos deixou. Foram quase 75 anos de transmissões nos mais diversos idiomas, dentre eles o Português. Acompanhei a última transmissão em Espanhol e percebi a indignação com o encerramento.

Trata-se de mais umas consequências do neoliberalismo, pois tudo que visa ainda que minimamente o bem estar dos povos é literalmente estraçalhado. Com a queda da audiência certamente será fácil encerrar o serviço definitivamente em um futuro não tão distante. A Rádio Suíça Internacional é um exemplo claro disso. Será que não valeria a pena manter transmissões de uma emissora que recebe mais de vinte mil cartas por ano?

Há alguns anos ela estava fazendo testes em DRM para a Europa. Um motivo a mais para eu duvidar que tal plataforma seja capaz de representar o futuro das ondas curtas.

Por esta razão acho importante aproveitar o que temos e enquanto temos. Infelizmente o cenário é sombrio e não adianta ser otimista, pois a situação não tende a mudar. De qualquer forma, o que anima é que o Dexismo possui vertentes e o éter nos oferece conteúdo mais que suficientes para nos ocupar por longos anos.

Segue o primeiro QSL que recebi dela (já está levemente amarelado). O tempo passa rápido: já se passaram quinze anos… Reportei a última transmissão e espero receber o QSL especial.

Em 1947, na edição do WRTH ela já tinha presença nos 31 metros com 5 kW de potência e incentivava os ouvintes a manter contato. Informes de recepção eram agraciados com o devido QSL. Deixo tal imagem (clicável) para quem quiser consultar.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: