Horários estranhos do mundo

20 05 2012

Adrian M. Peterson

De acordo com várias fontes, o tempo é um dos maiores mistérios e tem sua compreensão ainda incompleta, assim como o magnetismo, eletricidade e a formação do universo, ou seja, ninguém sabe explicar exatamente o que o tempo é.

Talvez possamos sugerir que o tempo é a duração progressiva entre dois eventos consecutivos. E talvez nossa definição possa estar parcialmente correta. Como sabemos, o tempo é medido pelo relógio e calendário.

No dia 30 de outubro de 2011 ocorreu o início de um novo período de transmissões em ondas curtas que foi até março. Entretanto, nos Estados Unidos a mudança do horário de verão para o padrão ocorreu nas primeiras horas do dia 06 de novembro.

Vejamos alguns exeplos de horários estranhos do mundo:

Durante o ano de 1883 existiam 100 diferentes zonas horárias usadas por operadoras de estradas de ferro nos Estados Unidos e muitos outros países do mundo tinham os mesmos problemas. Em 18 de novembro de 1883, os Estados Unidos e Canadá foram divididos em quatro fusos horários, cada um com uma hora de diferença. A coordenação da divisão ocorreu por conta do esforço do físico canadense Sir Sandford Fleming.

Em 1884 o mundo foi dividido em 24 fusos. Tais distinções foram baseadas com relação à localização do Observatório de Greenwich, na Inglaterra, por isso o termo GMT (Greenwich Mean Time).

Naquela época as emissoras já usavam a abreviatura francesa UTC, que significa Tempo Universal Coordenado. Um termo mais simples poderia ser IRT, ou Tempo Internacional de Rádio.

Entretanto, ainda que o mundo tenha sido separado em 24 fusos, ainda existiam algumas anomalias difíceis de interpretar. Um documento sobre rádio impresso em 1931 lista uma série de fusos estranhos mundo afora.

Como exemplo, enquanto em 1931 em Londres era meio-dia, Washington DC estava nas sete da manhã. Da mesma forma, o Canadá seguia o mesmo padrão. Entretanto, no mesmo período dois territórios tinham seu próprio fuso horário com meia hora de diferença em relação ao padrão. Enquanto em Londres era meio-dia, eram uma e meia da manhã em Honolulu, Hawaii e nove e meia da noite na Nova Zelândia.

Alguns outros exemplos datados de 1931, tendo como referência o meio-dia londrino.

09:07 no Rio de Janeiro, Brasil
7:17 em Valparaíso, Chile
12:17 em Paris, França
11:24 em Lisboa, Portugal
06:31 em Havana, Cuba
13:34 em Atenas, Grécia

Talvez o fuso mais estranho foi o da ilha de Newfoundland, na costa leste do Canadá. Sua diferença com relação ao continente era de exatos 14 segundos, isso no ano de 1949.

Em 1931 o ouvinte internacional de ondas curtas tinha que saber o horário local no país captado e então recalculá-lo para o seu horário local. Com o UTC tudo ficou bem mais fácil, não?

Artigo irradiado no programa Wavescan e traduzido mediante autorização. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: