Trans World Radio Suazilândia

12 05 2012

Tom Williamson

Para encontrar a Suazilândia em seu mapa olhe entre Durban e Lourenço Marques (na África do Sul e Moçambique, respectivamente).

Este pequeno país fica no sudeste da África. O povo Suazi tem origem em tribos Bantu que migraram para a área no meio do século XVIII. Conflitos entre eles e os de origem Zulu ocorreram. A Inglaterra exerceu autoridade na região a partir de 1894 (protetorado de Transvaal). Após mudanças administrativas a nação tornou-se independente em 1968. Atividades econômicas incluem agricultura, pecuária e algumas indústrias.

A Suazilândia é a casa de uma das emissoras da Trans World Radio, sendo muito conhecida pelos Dexistas da América do Norte. A TWR transmite a partir de Manzini, principalmente em idiomas africanos, mas também em Francês, Inglês e Português. Os transmissores são de 25 e 100 kW. Estranhamente a emissora é melhor captada em Ontário nas frequências da faixa de 90 metros, ainda que transmitam em outras entre as faixas de 25, 60 metros e Ondas Médias.

A programação é composta por ensinamentos cristãos e músicas. A emissora possui um sinal de intervalo bastante característico. A identificação é relativamente fácil.

Não estou certo da política atual da emissora quanto a resposta de informes de recepção, mas ao longo dos anos teve a fama de boa pagadora, com cartões dobráveis bastante coloridos. O endereço é PO Box 64, Manzini, Suazilândia.  O envio de custeio de retorno pode ser necessário.

A TWR foi fundada por Paul Freed e começou a transmitir com 10 kW a partir de Tangier, Marrocos. Atualmente tem transmissores em Mônaco e Guam.

Se você não obtiver respota a partir da Suazilândia, uma opção é tentar o endereço central da TWR em PO Box 8700, Cary, NC 27512-8700, USA. Para os ouvintes canadenses, o endereço Box 444, Niagara Falls, Ontario L2E 6T8 pode produzir resultados.

Artigo traduzido mediante autorização do Worldwide Utility News Club. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: