Interpretação prática de dados em modo HFDL (parte 4)

14 04 2012

Jim Dunnett

No mês passado abordamos uma mensagem de log-on e outra de informe de posição.

Abaixo estão alguns exemplos de mensagens que podem enganá-lo:

[MPDU 15:36:13 GND SLOT 1 300 BPS ]
[LPDU LOG ON CONFIRM]
ICAO A32FFE ID 7F TXW = 0 D(R) = 0 D(R)vect = 0
[LPDU UNNUMBERED DATA FM GND TO AIR 7E]
[HFNPDU ACARS FM GND TO AIR 7E]
<SOH>2.G-VFOX1_<DEL>T<ETX>i<VT><NUL>
Preamble 600  bps 4.2 sec Interleaver FREQ ERR 17.960078 Hz Errors 1

A primeira vista pode parecer que a aeronave com o registro ICAO A32FFE possui o prefixo G-VFOX.

Aeronave     Tipo                     Empresa     ICAO          Detalhes
N304UP       B767-34AFER     UPS UP      A32FFE
G-VFOX       A340-642            VIR VS        400926      ‘Silver Lady’ ex F-WWCM

A partir do banco de dados da ICAO, o código A32FFE pertence a aeronave N304UP, enquanto a G-VFOX possui o código 400926. Conseqüentemente, temos duas aeronaves envolvidas na mensagem, sendo que a primeira (N304UP) está em processo de conexão enquanto a outra (G-VFOX) está sendo chamada pela estação em terra.

Da mesma forma a mensagem a seguir pode enganá-lo:

MPDU 15:41:42 GND SLOT 7 300 BPS ]
[LPDU LOG ON CONFIRM]
ICAO 896080 ID 80 TXW = 0 D(R) = 0 D(R)vect = 0
[LPDU UNNUMBERED DATA FM GND TO AIR CO0101]
[HFNPDU ACARS FM GND TO AIR CO0101]
<SOH>2.N191365_<DEL>A<ETX><FS><ENQ><NUL>
Preamble 1200 bps 1.8 sec Interleaver FREQ ERR 10.277429 Hz Errors 0

Aeronave    Tipo              Empresa     ICAO          Detalhes
A6-ERA       A340-541     UAE EK      896080       Ex F-WWTI
N19136       B757-224     COA CO      A16EC2

Novamente temos duas aeronaves envolvidas no que aparentemente foi apenas uma seqüência de dados. Enquanto A7-ERA está em processo de log-on, a aeronave N19365 está sendo chamada pela estação em terra.

(Nota: Com bastante freqüência o prefixo da aeronave é seguido por um caractere adicional, e neste caso, o número 5 é um espúrio).

Não confunda com a mensagem abaixo:

MPDU 14:49:15 AIR LOGON SLOT 2 300 BPS ]
[LPDU LOG ON RESUME]
ICAO 79C010
[HFNPDU FREQUENCY DATA]
14:49:12 UTC  Flight ID = MU554   LAT 56 35 48  N  LON 17 38 16  E
Preamble 300  bps 1.8 sec Interleaver FREQ ERR 17.573190 Hz Errors 1

Aeronave     Tipo                Empresa     ICAO Detalhes
B-6051         A340-642       CES MU     79C010

A mensagem pode ser registrada como:

5544 11/12 1449 BHR B-6051 – China Eastern A340 vôo MU554, informe de posição: 5636N 01738E ABC

Por enquanto é só. Na próxima edição iremos abordar mais um ou dois tipos diferentes de mensagem enviadas tanto por estações em terra como de aeronaves.

Artigo traduzido mediante autorização do Worldwide Utility News Club. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: