Interpretação prátida de dados em modo HFDL (parte 2)

8 04 2012

Jim Dunnet

Após colocar o PC-HFDL para funcionar, vamos ver quais informações podem ser extraídas do squitter e das mensagens de contato com os vôos.

Squitter
são enviados a cada 32 segundos pela estação em terra que você estiver sintonizando. Clicando na caixa de verificação “Squitters”, o painel será aberto. A parte mais interessante é o painel principal em que são listadas as estações e frequências uso por elas. Esse vínculo não é feito necessariamente via HF, podendo ser ocorrer via satélite ou cabo. As informações serão mostradas conforme abaixo:

(Reykjavik, 8977 kHz, 6 December 2005)
S FRANCISCO-CA USA UTC 11327 KHz 4672 KHz
MOLOKAI-HAWAII UTC 13276 KHz 6559 KHz 5463 KHz
REYKJAVIK-ICE UTC 11184 KHz 8977 KHz 6712 KHz
HAT YAI-THA UTC 17928 KHz 10066 KHz
SHANNON-IRL UTC 21928 KHz 10081 KHz

As informações acima mostram que a estação de Reykjavik está vinculada a outras quatro e as frequências ativas. Isso faz com que você não precise perder tempo tentando a escuta em todas as frequências definidas para as estações que queira tentar ouvir. Tenha em mente que estas informações mudam de tempos em tempos conforme novas estações sejam adicionadas e suas mudanças de frequências.

Mensagens dos aviões
O objetivo de detalhar um pouco este tipo de mensagens é tornar o envio de logs de transmissões em modo HFDL mais narrativos. Isso torna seu registro muito mais interessante de ser lido.

– Um exemplo fácil:

[MPDU 11:25:59 AIR A4 SLOT 3 300 BPS ]
[LPDU UNNUMBERED ACKED DATA FM AIR A4 TO GND]
ACARS mode: 2  Aircraft reg: .D-ALCN
Message label: Q0  Block id: 1  Msg. no: S86A Flight id: LH8420
Message content:-
———————————————————-[06/12/2005 11:26]
[Preamble TS(1) 300  bps 1.8 sec Interleaver FREQ ERR 12.81 Hz Mag 14 Votes 1 ]

Esta é uma mensagem de conexão e informa que a aeronave D-ALCN, um MD11F da Lufthansa Cargo cujo vôo é LH8420 fez a conexão com a estação de Reykjavik. Após isso será inserida a identificação LH8420 na caixa de dados do vôo no lado direito da tela. Caso você dê um duplo clique nesta identificação, serão mostrados os seguintes dados na linha abaixo do analisador de espectro:

[11:22:18 UTC FLT LH8420 D-ALCN ICAO ?????? AID A4 LAT 0 0 0N LON 0 0 0E]

O log pode ser colocado como:

8977 06/12 1122 ISL Lufthansa Cargo – D-ALCN (MD-11F), vôo LH8420 em log-on w/ stn Reykjavik.

O código ICAO (um número hexadecimal de seis caracteres e único para cada aeronave) não foi lido ou enviado durante o logon, mas isso não é tão importante, pois já temos a identificação da aeronave. Caso receba apenas o código ICAO, ele também permite que você possa identificá-lo.

O AID é um número hexadecimal alocado pela estação em terra para aquela aeronave enquanto se mantém em contato com ela. LAT é latitude e LON é longitude e são usados nos informes de posição. Como nenhum informe de posição foi enviado neste caso, todos os campos são preenchidos com o número zero. Caso contrário, serão mostrados conforme o exemplo: LAT 57 3 18  N LON 31 39 45  W, o que significa a posição 5703N 03140W (você pode arredondar os minutos e omitir os segundos se quiser).

– Um exemplo mais difícil:

[MPDU 11:25:54 AIR LOGON SLOT 1 300 BPS ]
[LPDU LOG ON RESUME]
ICAO AA93C9
[HFNPDU FREQUENCY DATA]
11:25:50 UTC  Flight ID = CO0051  LAT 53 42 36  N  LON 1 23 12  W

Neste caso a identificação exata da aeronave não foi informada, mas o código ICAO foi informado é o AA93C9, que pertence a um Boeing 767 da Continental Airlines cujo registro é N78060. Isso pode ser confirmado também pelo informe de posição enviado logo na sequência e o log pode ser feito conforme abaixo:

8977 06/12 1125  Continental Airlines – N78060, vôo CO0051 informando em modo HFDL a posição 5343N 00123W

Artigo traduzido mediante autorização do Worldwide Utility News Club. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.


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