Conhecendo os “CARBs”

25 03 2012

Day Watson

A interpretação de CARBs tem sido discutida desde a primeira edição do boletim do Wunclub, há mais de 10 anos. Várias mudanças ocorreram durante este período bem como antes da publicação deste artigo. Este artigo também será do interesse dos novatos em modos digitais que estão curiosos quanto ao conteúdo de tais transmissões.

O que é um CARB? Esta sigla significa a transmissão de um Channel Availability and Readability Broadcast. Trata-se de uma sequência contínua e repetida de números e canais transmitidos por autoridades costeiras (usaremos como exemplo a Marinha Real Britânica) para informar aos navios de guerra quais frequências estão disponíveis, as que estão ocupadas aos vários comandos que buscam permitir o fluxo de tráfego de navios de guerra (Britânicos/OTAN) pela costa. Os CARBs podem ser transmitidos a partir de várias localidades (por controle remoto). O CARB indica de onde o sistema está sendo controlado. As mudanças ocorrem periodicamente entre as estações GYA Londres (Northwood) e MGJ Faslane, Escócia. Este sistema é conhecido como UKRSS (UK RATT Ship Shore).

O tráfego para as embarcações não é feito por este sistema e sim enviado separadamente em transmissões seguras. É sempre encriptado e cada uma se identifica para a estação costeira com um prefixo formado por uma letra escolhida de forma indefinida e aleatória para determinado contato.

O CARB é transmitido em RTTY. Geralmente é usado o canal 3 a 75bd/340Hz. Os demais 2 ou 3 canais são encriptados. Novos CARBs tem sido captados em frequências como 5103,7 kHz a 100bd/850Hz.

Veja os exemplos abaixo:

02H 03C 03J 04B 06A 06F 08A 12B 16A 22A
02H 03C 03J 04B 06A 06F 08A 12B 16A 22A MGJ [1]
02H 03C 03J 04B 06A 06F 08A 12B 16A 22A
1ZZIX 2CBIX 2CDIX 3ZYIX 4CCIX 4CEIX [2]
02H 03C 03J 04B 06A 06F 08A 12B 16A 22A MGJ
02H 03C 03J 04B 06A 06F 08A 12B 16A 22A
02H 03C 03J 04B 06A 06F 08A 12B 16A 22A MGJ
1ZZIX 2CBIX 2CDIX 3ZYIX 4CCIX 4CEIX
02H 03C 03J 04B 06A 06F 08A 12B 16A 22A
02H 03C 03J 04B 06A 06F 08A 12B 16A 22A MGJ
02H 03C 03J 04B 06A 06F 08A 12B 16A 22A
1ZZIX 2CBIX 2CDIX 3ZYIX 4CCIX 4CEIX
02H 03C 03J 04BAE 06A 06F 08A 12B 16A 22A MGJ [3]
02H 03C 03J 04BAE 06A 06F 08A 12B 16A 22A
02H 03C 03J 04BAE 06A 06F 08A 12B 16A 22A MGJ
1ZZIX 2CBIX 2CDIX 3ZYIX 4CCIX 4CEIX
02H 03C 03J 04BAE 06A 06F 08A 12B 16A 22A
02H 03C 03J 04BOO 06A 06F 08A 12B 16A 22A MGJ [4]
02H 03C 03J 04BOO 06A 06F 08A 12B 16A 22A
1ZZIX 2CBIX 2CDIX 3ZYIX 4CCIX 4CEIX
02H 03C 03J 04BOO 06A 06F 08A 12B 16A 22A MGJ
02H 03C 03J 04BOO 06A 06F 08A 12B 16A 22A
02H 03C 03J 04BOO 06A 06F 08A 12B 16A 22A 1105
1ZZIX 2CBIX 2CDIX 3ZYIX 4CCIX 4CEIX
02H 03C 03J 04BOO 06A 06F 08A 12B 16A 22A
02H 03C 03J 04BOO 06A 06F 08A 12B 16A 22A MGJ
02H 03C 03J 04BOO 06A 06F 08A 12B 16A 22A
1ZZIX 2CBIX 2CDIX 3ZYIX 4CCIX 4CEIX
02H 03C 03J 04BE3 06A 06F 08A 12B 16A 22A MGJ [5]
02H 03C 03J 04BE3 06A 06F 08A 12B 16A 22A
02H 03C 03J 04BE3 06A 06F 08A 12B 16A 22A MGJ
1ZZIX 2CBIX 2CDIX 3ZYIX 4CCIX 4CEIX
02H 03C 03J 04BE3 06A 06F 08A 12B 16A 22A
02H 03C 03J 04BOO 06A 06F 08A 12B 16A 22A MGJ
02H 03C 03J 04BOO 06A 06F 08A 12B 16A 22A
1ZZIX 2CBIX 2CDIX 3ZYIX 4CCIX 4CEIX
02H 03C 03J 04BOO 06A 06F 08A 12B 16A 22A MGJ
02H 03C 03J 04BOO 06A 06F 08A 12B 16A 22A
1ZZIX 2CBIX 2CDIX 3ZYIX 4CCIX 4CEIX
02H 03C 03J 04BOO 06A 06F 08A 12B 16A 22A MGJ
02H 03C 03J 04BOO 06A 06F 08A 12B 16A 22A
02H 03C 03J 04BER 06A 06F 08A 12B 16A 22A MGJ [6]
1ZZIX 2CBIX 2CDIX 3ZYIX 4CCIX 4CEIX
02H 03C 03J 04BER 06A 06F 08A 12B 16A 22A
02H 03C 03J 04BER 06A 06F 08A 12B 16A 22A MGJ
02H 03C 03J 04BER 06A 06F 08A 12B 16A 22A
1ZZIX 2CBIX 2CDIX 3ZYIX 4CCIX 4CEIX
02H 03C 03J 04BOO 06A 06F 08A 12B 16A 22A MGJ
02H 03C 03J 04B 06A 06F 08A 12B 16A 22A [7]
02H 03C 03J 04B 06A 06F 08A 12B 16A 22A MGJ
1ZZIX 2CBIX 2CDIX 3ZYIX 4CCIX 4CEIX
02H 03C 03J 04B 06A 06F 08A 12B 16A 22A

Notas:

[1] O CARB informa os canais disponíveis e a estação controladora. Ela é trocada de tempos em tempos.
[2] Esta linha é nova em alguns CARBs e é fixa. Seu proprósito é desconhecido.
[3] Um navio de guerra foi chamado no canal 04b e a estação costeira está solicitando a ele a execução de uma transmissão de teste para seleção de antena (da estação costeira).
[4] O comando anterior foi encerrado, mas a estação costeira continua a informar para as demais embarcações que o canal 04b está ocupado e que, por enquanto, não deve ser usado para chamada.
[5] A estação costeira solicita a embarcação identificada como “E” para enviar 3 mensagens de uma vez.
[6] A estação costeira informa ao navio de guerra que ele é o destinatário das mensagens
[7] A estação costeira informa que o canal está livre para chamada.

Designador de canal:

Consiste de 3 a 5 dígitos.

1-2 Faixa.
3 Designador de canal na faixa. São caracteres alfabéticos e tem sido encontrados em algumas faixas até a letra k. O uso recente (nos últimos anos) das letras p e q parece ter deixado de ocorrer.
4 Indicativo do navio de guerra para o qual o comando está sendo enviado.

5 Comando – exemplos

   K – Prossiga/Transmita
   3 – Envie 3 mensagens
   R – Mensagem (ns) recebidas
   N – Não recebimento
   U – Ilegível
   entre outros…

4-5 Alguns pares de caracteres também são usados;

      AE – efetue transmissão de teste para seleção de antena da estação em terra.
      OO – Canal ocupado. Não chame

Frequências

3390 75bd/850Hz RTTY Restrito a qsx “02 04a MGJ”
4322.1 75bd/340Hz RTTY canal 3 em VFT
5103.7 100bd/850Hz RTTY
6362.1 75bd/340Hz RTTY canal 3 em VFT
8642.1 ”
2921.1 ” (pendente?)
7055.1 ” “

Frequências (navios de guerra)

Normalmente são usadas frequências em bandas marítimas convencionais ou para radiotelefonia (4-25Mhz), bem como do serviço móvel e fixo e também nas faixas de 2 e 3 MHz.

Com base nas designações atuais, as frequências listadas abaixo são para transmissões de RTTY usando áudio FSK a SSB (J2B). Os navios de guerra estão começando a usar transmissões em modo STANAG 4285 (PSK) (offset +1800Hz, 600bps/short interleave, Baudot 5N1) ou ainda usando o modo STANAG 4481 (FSK) (offset +1700Hz, 75bd/850Hz). A encriptação KG84 é sempre usada.

Os canais listados são os que atualmente tem sido usados. As frequências citadas são as que foram confirmadas. Em determinados períodos a atividade pode ser baixa e concentrada no canal 04b.

02b
02c
02h
02k
03c
03f
03j 3804.7
04b 4152.2
04h
06a
06f
06g
08A 8143.2
12b
12e
16a
22a

Avisos ocasionais:

2191007 DE MGJ LF STATE A1/2 B5 P3 H8
[Lista de designadores para transmissões em LF]

02H 03C 03F 04B 06A 06F 08A 12B 16A 22A MGJ
2221402 DE MGJ QRT QRT QRT TRANFER TO GYA
[Faslane/MGJ ordenando o encerramento dos trabalhos pois passará o controle do sistema para a estação Londres/GYA]
[2221404 significa 10/AGO/1404z (222º dia do ano)]

2221652 DE GYA QRT FOR QSY TO NIGHT FREQUENCIES
[Londres/GYA ordenando o encerramento dos trabalhos pois passará a usar frequências noturnas]

2221654 DE GYA QRV QRV QRV
[Londres/GYA informando que os trabalhos poderão continuar – a estação está pronta para tráfego]

[Pré-mudança (frequências diurnas):
02H 03C 03J 04B 06A 06F 08A 12B 16A 22A GYA
Pós mudança (frquências noturnas):
02B 02K 03J 04B 04H 06F 08A 12B 12E 16A 1655]

2231424 DE GYA QRT QRT ZUJ CONTROL SHIFT TO FAS
[Londres/GYA ordenando o encerramento dos trabalhos pois passará o controle do sistema para Faslane/MGJ]
[neste momento a troca falhou e o controle retornou para a estação GYA]

2231525 DE GYA QRT QRT QRT FOR SYSTEM REBOOT

02H 03C 03F 04B 06A 06F 08A 12B 16A 22A GYA
1ZZIX 2CBIX 2CDIX 3ZYIX 4CCIX 4CEIX
2231531 DE GYA QRV QRV QRV QRV

2231545 DE MGJ QRV QRV QRV 10CHANNEL NOW AVAILABLE FOR USE
[o controle foi transferido para Faslane/MGJ]

2231602 DE MGJ GQ ZES2 YR 0006 2231552
[MGJ informando a um navio de guerra britânico que estava usando o indicativo “Q” que a mensagem 6 de 2231552 que não foi recebida corretamente e que deve ser retransmitida].

 2271752 DE MGJ GOLF CHARLIE QSL 151701Z AUG
[MGJ informando a um navio de guerrra britânico que está usando o indicativo “C” o recebimento da mensagem de 151701z/Aug]

2271638 DE MGJ QRV QRV UKRSS NOW AVAIL FOR USE
[informativo pós mudança de frequências. UKRSS – UK RATT Ship Shore]

2281302 DE MGJ GC GC GC INT ZDK YR 005
[MGJ solicitando a um navio de guerra britânico que está usando o indicativo “C” para repetir a mensagem 005]

Artigo traduzido mediante autorização do Worldwide Utility News Club. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.


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