Panasonic RF-562D

19 03 2012

Este lançamento da Panasonic despertou meu interesse pelo design, que tem um pé nos anos 70/80. Mesmo sendo fabricado na Indonésia (o que certamente confere ao equipamento um preço mais atraente se comparado com o Japão), achei o valor final um tanto salgado levando em conta que se trata de um equipamento extremamente simples.

Foram cerca de R$ 120 pagos diretamente ao fornecedor de forma a evitar aproveitadores que cobram até três vezes o valor real dos equipamentos “pelo bem do hobby”.

Após trinta dias de espera ele finalmente chegou em minhas mãos. A caixa é extremamente frágil, mas há um isopor que dá conta do recado. E sim, realmente é muito bonito, com ou sem a capa protetora. Como todo receptor do gênero, é bastante simples de usar. Basta colocar duas pilhas grandes no compartimento (ele não tem entrada para fonte), atuar no botão liga/desliga/volume, escolher a faixa na chave da parte de trás dele e começar a diversão.

O áudio é bastante agradável, seja nas faixas de FM, Ondas Médias e Curtas. Os elogios param por aqui. Sensibilidade e seletividade estão muito distantes do ideal até mesmo para os padrões de receptores simples como ele. Justamente por conta da falta de seletividade, principalmente em ondas curtas, a sintonia em várias situações é bastante desconfortável.

Qualquer comentário diferente disso certamente é enganoso. Trata-se de um receptor simples que serve para o ouvinte casual de Ondas Curtas ou mesmo de emissoras locais de FM e Ondas Médias. Não espere fazer nenhum DX espetacular com ele. Pelo valor cobrado eu inclusive recomendaria economizar um pouco e adquirir um receptor portátil digital, pois há modelos nos dias atuais que não chegam a R$200 (desde que você opte por adquirir o equipamento sem atravessadores).

Para quem apenas quer ouvir algo de forma descompromissada, certamente é uma aquisição que vale a pena. Na véspera da redação deste post inclusive levei ele comigo quando de uma passagem por um tradicional bairro espanhol de Sorocaba (Vila Barcelona) e enquanto comia o delicioso pastel servido na feira local pude ouvir a Radio Exterior de España.

Ações

Information

18 responses

19 03 2012
Huelbe

Oi Ivan,

também tenho um desses. O FM deles é “normal”. As OC estão muito comprimidas, e o botão de sintonia (por cordinha, muito duro também), não permite precisão.

Mas o rádio é bem acima da média em OM, ele é especialmente bom para estações fracas! Por ser totalmente analógico, não há ruído de sintetizador. E desconfio que a antena de de ferrite seja lionga. A confirmação disso veio numa numa que pude claramente identificar o beacon BHZ em 520KHz e o Navtex em 518KHz (o beacon serviu de BFO para o Navtex!). No DE-1103, era impossível fazer a escuta pelo ruído do sintetizador!

Huelbe
Porto Alegre, RS

20 03 2012
Ivan

Huelbe,

Você chegou a decodificar o Navtex?

73!

19 03 2012
marcos

“pelo bem do hobby” nosso pais tá cheio de pessoas FILAntropas!!!

22 03 2012
Ivan

É bem por aí…

20 05 2012
amaury sanches

Ivan ! Ouvi uma reportagem sua aqui em curitiba na radio difusora. Bem Legal. Gosto muito de radios também. Esse radio especificamente voce pode me passar dá onde eu possa comprar diretamente como voce fez ? Um Abraço Amaury

21 05 2012
Ivan

Amauri,

Fiquei feliz pelo seu comentário e por saber que ouviu a entrevista feita comigo. Inclusive irei disponibilizá-la em breve aqui no blog.

Como já disse em várias oportunidade aqui no blog, não vale à pena adquirir qualquer equipamento do gênero no Brasil. As pessoas cobram valores extorsivos e ainda posam como se estivessem fazendo um grande favor para o pessoal.

Você já fez compras pelo http://www.ebay.com? Foi lá onde comprei o meu. Para você ter ideia, absolutamente nunca tive problema algum com qualquer vendedor. Recomendo à você fazer uma tentativa.

Qualquer dúvida é só entrar em contato.

2 08 2013
José Carlos

Moro em Votorantim SP ao lado do bairro barcelona que você citou , você mora nesse bairro ? esse rádio da panasonic RF-562 D então não é lá essas coisas , gosto de rádio e tenho uma meia dúzia dos bons , gosto de FM E AM PARA OUVIR MÚSICAS E NOTICIAS .

ABÇS !

2 08 2013
Ivan

José,

Moro em Sorocaba, mas em outro bairro. Estive na Vila Barcelona acompanhando minha noiva quando foi fazer um concurso.

De fato não recomendo o Panasonic, a não ser que seu interesse seja apenas o de fazer escutas casuais de emissoras mais potentes. Apesar dos pesares é um rádio muito bonito e que pode ser adquirido no exterior a preços bem convidativos, diferente da extorsão praticada por alguns amantes do comércio.

Você por acaso pratica o Dexismo? Em caso positivo peço que entre em contato direto. Faço parte de um grupo bem legal que reúne outros dez Dexistas de Sorocaba e região.

73!

2 08 2013
José Carlos

não ! apenas gosto de bons rádios para ouvir em AM estações de outros lugares , porque aqui em sorocaba só escapa a vanguarda AM

Grato !.

27 09 2013
Denes Rocha

Tenho este rádio, chegou pra mim a duas semanas. O som é excelente, limpo e cristalino, o melhor q ja ouvi de radio portáteis. Sensibilidade espetacular, porém a seletividade deixou a desejar. Percebi isso no segundo dia, o Dial tava muito duro, dava pequenos estalos ao movimentar e assim n podia sintonizar com precisão um rádio em OC. Tomei coragem e abri ele no terceiro dia, pensei, o radio é um espetáculo, bonito, sensível, estiloso, som cristalino, mas com a seletividade prejudicada pelo sistema de sintonia. Abri ele e fui passando graxa branca com um cotone na cordinha e nas roldanas pra v se melhorava, nada de melhorar, então percebi que havia dois apoios cilíndricos por onde a cordinha passava, inicialmente desencostei a cordinha para lubrificar o plastico e depois recoloquei de volta, testei e de novo nada de melhorar, foi então q retirei elas desse caminho, então estavam passando pelo mesmo local mas sem contatos com os cilindros de plásticos, testei e xeque mate, o Dial ficou mais aliviado, mais molinho, a seletividade foi da água pro vinho. Fechei o radio, limpei, coloquei as baterias e fui curtir as ondas na minha varanda. Espetacular, fiquei muito feliz, o rádio ta perfeito, sentia que eu podia fazer seletividade de 1 kHz em OC, em AM ficou show,agora eu passeio pela faixa bem devagarzinho sem travar.Tenho fotos do aparelho aberto, se quiserem posso mandar por e-mail.

27 09 2013
Ivan

Denes,

Se possível, mande as fotos para meu email.

Se você permitir, posso colocar a descrição do que fez e as fotos para o pessoal que visita o blog.

Obrigado desde já.

73!

27 09 2013
Denes Rocha

ok, vou mandar pra vc as fotos dele aberto. Pode fazer publicar, é bom pro blog e para os proprietários deste ótimo aparelho.

27 09 2013
Ivan

Denes,

Fico no aguardo.

Tks, 73!

29 09 2013
Denes Rocha

Ivan, fiz um vídeo e postei no youtube depois do melhoramento do Dial, o vídeo mostra o scan de frequência no AM. Se interessar também fiz um comparativo dele com o Tecsun PL-660 em OC, eu sei que são categorias diferentes mas o proposito eh o mesmo e eu achei que o Panasonic ganhou em sensibilidade, com um aumento em torno de 10% perceptível. Nunca pensei que o Tecsun iria perder nesse quesito, mas o vídeo mostra.

21 05 2014
marlon zanin

Olá,

Você pode me fornecer o local onde comprou este radio? Obrigado.

27 05 2014
Ivan

Marlon,

Comprei o rádio (assim como praticamente todos os equipamentos que possuo) no Ebay.

A propósito, tenho mais de uma centena de compras com sucesso por lá e raríssimas vezes tive problemas. Simplesmente não há necessidade de comprar equipamentos a preços extorsivos aqui no Brasil.

73!

10 02 2016
fabio

Oi Ivan Eu moro no mato grosso cep 78665-000 e gosto muito de radio a qui AM so pega a noite e ouço radio o dia todo eu tenho um degen de1103 mas as pilhas n aguenta nada qual radio vc me indiciaria para eu comprar.

13 02 2016
Ivan

Fábio,

Seu rádio já é bom o suficiente para dar conta do recado. Você por acaso está usando pilhas recarregáveis? De repente ter um conjunto de pilhas alcalinas de boa qualidade ajudaria, ou mesmo usar a fonte dele se houver disponibilidade. Desligar a iluminação do display ajudará a reduzir o consumo também.

Tenha em mente que receptores digitais consomem mesmo mais energia.

Uma alternativa simples e barata é o Philco PH60.

Grato pelo comentário.

73!

Deixe um comentário

