DXCamp em Apiaí/SP

5 03 2012

No último mês de Dezembro tive a oportunidade de viajar até Apiaí/SP para caçar as populares emissoras caribenhas na faixa de FM. Fiquei na casa do meu irmão, algo que trouxe comodidade, liberdade e obviamente tudo o que faz parte de uma visita familiar.

Começo destacando positivamente o uso do SDR. Por ser uma viagem primariamente familiar, sem ele a quantidade de escutas seria muitíssimo menor. Poder gravar 2 MHz do espectro é algo sensacional!

Foram quatro noites de muitas captações. Algumas aberturas chegaram a durar mais de seis horas, algo que eu jamais tinha presenciado. Durante o dia, nada de espetacular, infelizmente.

Trouxe cerca de 1 Terabyte em arquivos do SDR para posterior processamento. Aqui é importante refletir sobre um ponto que já vi discussões há algum tempo.  Dois meses depois da viagem consegui analisar apenas 4 MHz de um total de 20 em gravações. A produção foi elevada, mas ninguém inventou um aparelho capaz de multiplicar meu tempo e fazer com que a análise das gravações seja mais rápida. De qualquer forma não pretendo jogar fora o trabalho que fiz e irei adiante, demore o quanto for.

Esta viagem ocorreu 10 anos depois da minha última passagem por lá, oportunidade na qual fiz algumas escutas com um Sony ICF-SW7600G. Por conta dela consegui meus primeiros QSLs de emissoras caribenhas.

Muitos informes já foram enviados, todos com PPC artístico. Apesar de ainda não ter recebido nenhuma resposta, espero que ajude a fazer com que o meu número de países confirmados aumente substancialmente.

Até o momento da preparação deste post identifiquei emissoras de Guadalupe, Martinica, Dominica e Antígua & Barbuda. Certamente muito mais virá. Os áudios e imagens das confirmações serão compartilhados por aqui.

Como nem tudo é Dexismo, deixo abaixo um pequeno aperitivo das belezas da cidade:

Voltando ao Dexismo, a imagem a seguir é da antena FM-5. Detalhes construtivos dela já foram publicados aqui. Mesmo não sendo espetacular em termos de rendimento, dá para o gasto em DXcamps por sua relativa portabilidade. É superior a qualquer antena nacional do gênero.

Anúncios

Ações

Information

One response

7 03 2012
fmdxing

Reblogged this on FM DXing.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: