A radiodifusão em Ghana

3 03 2012

Collin Miller

Ghana foi conhecida como Costa do Ouro. Situada no Golfo da Guiné, possui uma área de 232000 km², equivalente ao tamanho da Romênia. A população é de cerca de 14 milhões de habitantes, dos quais 44% pertencem ao grupo étnico Akan. Outros grupos incluem os Moshi-Dagomba, Ewe e Ga. A maior parte das terras de Ghana são baixas, com planaltos férteis e solos arenosos cortadas por rios e o lago artificial Volta. O principal cultivo é o de coco e também há extrativismo de madeira e borracha. Ouro, manganês e diamantes são os principais minerais encontrados em Ghana. O clima é quente e úmido.

Os portugueses foram os primeiros colonizadores europeus na região: eles construíram um forte em 1482 onde hoje fica a cidade de Elmina. Os britânicos colonizaram a região no século XVII e o comércio de ouro e escravos era muito grande, sendo transportado por navios. Ghana obteve sua independência em 06 de Março de 1957 e tornou-se república em 1960.

A radiodifusão em Ghana teve início em 1935 e possui uma longa história de independência no Oeste da África – desde 1957, quando o país tornou-se a primeira colônia do oeste africano a obter independência (ainda que a Libéria tenha se tornado uma república em 1847, a radiodifusão começou em 1959). Uma razão pela qual a radiodifusão se desenvolveu rapidamente em Ghana foi o fato de seu primeiro Presidente, Kwame Nkrumah, reconher o meio como uma forma de promover o sonho do Pan-Africanismo.

A radiodifusão em Ghana começou sob jurisdição estatal da Ghana Broadcasting Corporation, ou GBC.

A GBC opera dois serviços domésticos. O primeiro, GBC-1 (serviço nacional), transmite em seis idiomas: Akan, Ga, Owe, Dagbani, Hausa e Nzema, assim como boletins de notícias em Inglês. Esse serviço foi criado especialmente para redistribuição via cabo. Em 1979 haviam mais de 65000 assinantes em 52 cidades. Com ele o governo buscava substituir os rádios transistorizados. Esse serviço é transmitido nos dias úteis entre 05:30 e 08:05, entre 12:00 e 23:05 UTC e aos Domingos entre 05:30 e 23:05 em uma das seguintes frequências: 3350 e 4915 kHz. A emissora é melhor captada em Ontário no pôr do sol em 4915 kHz.

A GBC-2 é o serviço comercial e começou a transmitir entre 1967 e 1968. O Inglês é usado, exceto para comerciais em idiomas locais. O serviço se baseia em transmissões de música popular, incluindo internacional e étnica. Como a GBC-1, o serviço comercial opera continuamente apenas durante os Domingos. Os horários para os demais dias da semana são os mesmos da GBC-1. As frequências usadas são 3366 e 7295 kHz.

Ghana é um dos poucos países africanos que não usam as ondas médias. As razões incluem os níveis elevados de estática e o pequeno alcance dos transmissores. Um serviço em FM foi introduzido há alguns anos. O serviço externo foi inaugurado em 01 de Junho de 1961. Há alguns anos a potência foi drasticamente reduzida por questões econômicas. A programação é dirigida ao oeste da África e usa um transmissor de 50 kW instalado em Tema na frequência de 6130 kHz.

Houve um terceiro serviço da emissora (GBC-3) há cerca de dez anos que transmitia vários programas durante a noite, mas foi encerrado possivelmente devido a questões econômicas.

O serviço de televisão foi inaugurado em 1965 e na época ia ao ar durante a noite, com algumas transmissões para escolas durante o dia. Na época o número de aparelhos de TV era estimado em 157000.

Nota do tradutor: a GBC está inativa em ondas tropicais. O objetivo da publicação deste artigo é meramente informativa sobre o conteúdo histórico relacionado.

Artigo traduzido mediante autorização do Ontario DX Association. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: