Antena Wellbrook ALA100

26 02 2012

Jacques d’Avignon

Há cerca de dez anos um novo nome começou a aparecer na literatura Dexista: a inglesa Wellbook. Na época eu estava participando de DXpeditions ao menos uma vez por mês e tinha a necessidade de um divisor de antenas que servisse a ao menos quatro receptores simultaneamente.

A primeira vez que ouvi falar da Wellbrook foi como o de fabricante de um divisor de antenas com excelente isolação e livre de ruído. Os informes lidos na época dão conta que ele facilmente cobria as faixas de ondas longas, médias e parte das ondas curtas. A cobertura em ondas longas era importante para mim, pois estava voltando a captar NDBs como um bônus às emissoras de radiodifusão dessa faixa existentes no oeste europeu.

Acabei decidindo fazer um teste e comprei uma unidade. Andy Ikin, proprietário da Wellbrook construiu uma e a enviou. Se não me falha a memória, minha unidade é a de número 4 ou 5. A DXpedition seguinte provou que a aquisição valeu a pena. Quatro receptores puderam ser conectados facilmente sem interferência entre eles. Infelizmente ela não parece mais estar no catálogo da Wellbook.

A qualidade de construção do divisor me levou a adquirir outros produtos desse fabricante. Em pouco tempo já tinha comprado duas antenas loop com 1 metro de diâmetro e a antena loop de tamanho grande, a ALA100.

A ALA100 pode ser construída com o formato que você quiser. O fabricante recomenda montar a loop como um quadrado; a única limitação é que o loop não pode exceder 30 metros de circunferência. Caso isso ocorra, podem ocorrer problemas de saturação, especialmente se você estiver nas proximidades de um transmissor de ondas médias.

A minha ALA100 foi montada como um triângulo como pode ser visto na foto acima. O suporte central a ser usado fica por conta da sua criatividade.🙂

A ALA100 é a única antena que estou utilizando na atualidade e cobre todas as frequências que tenho interesse entre 20 kHz e 30 MHz. Quando o sistema OMEGA ainda estava em operação era possível captar seus sinais. O sistema ALPHA, que utiliza transmissores de potência mais baixa, pode ser ouvido com esta antena quando instalada em um local livre de ruído elétrico. Esta antena foi usada regularmente em Miscou por pelo menos 4 anos por conta da sua facilidade de desmontagem e transporte.

Em Ottawa eu regularmente capto a RFI (France Inter) em 162 kHz quando há propagação para a faixa de ondas longas. Transmissões em modo NAVTEX (518 kHz) de todas as estações da costa leste, incluindo Porto Rico, são captadas regularmente e em modo fax da Marinha Chilena (1 kW) em 17 MHz são presença comum ao anoitecer.

Ao longo dos anos a Wellbrook produziu novos tipos de antenas ativas, incluindo uma versão menor da ALA100, dentre outras. Eu recomendo uma visita ao seu site.

PS: Caso você compre quaisquer das antenas da Wellbrook certifique-se de usar uma fonte estabilizada.

Artigo traduzido mediante autorização do Ontario DX Association. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.