Ouvindo rádio em Curaçao

12 02 2012

Max van Arnhem

Leitores do World Radio TV Handbook 2011 noticiaram a mudança do nome do país até então conhecido como Antilhas Holandesas. Originalmente as Antilhas Holandesas eram um departamento ultramarino da Holanda e consistia das ilhas de Aruba, Bonaire, Curaçao, Sint Maarten, Saba e Saint Eustatius.

Em 01 de Janeiro de 1986 Aruba separou-se das Antilhas Holandesas e oficialmente tornou-se um país com status especial no Reino da Holanda. Em 10 de Outubro de 2010, a existência das Antilhas Holandesas chegou ao fim. Curaçao e Sint Maarten obtiveram status especial no reino, enquanto as ilhas de Bonaire, Sint Eustatius e Saba tornaram-se municipalidades especiais da Holanda.

Há duas vertentes políticas nas ilhas na atualidade: de um lado há as que desejam independência completa (Aruba, Curaçao e Sint Maarten) e do outro as que querem continuar fazendo parte da Holanda (Bonaire, Sint Eustatius e Saba). O resultado encontrado no WRTH 2012 é a presença de Aruba (Holanda), Bonaire (Holanda), Curaçao (Holanda), Saba (Holanda) e St. Eustatius (Holanda) e St. Maarten (Holanda) ao invés de Aruba e Antilhas Holandeses.

Aruba, Bonaire e Curaçao estão localizadas na costa da Venezuela, enquanto Sint Maarten, Sint Eustatius e Saba estão localizadas a 900 km das três primeiras ilhas e a leste de Porto Rico. Nas três primeiras os idiomas falados são o Papiamentu e Holandês. O Papiamentu é uma mistura de Espanhol, Português, Inglês e Holandês. Nas demais, Inglês e Holandês são os idiomas falados.

Em 1983 fiz minha primeira visita a Bonaire e Curaçao, enquanto nos últimos dez anos visitei Aruba, Bonaire e frequentemente Curaçao. Obviamente durante tais viagens levei um rádio portátil para explorar o dial da região. Assim como em qualquer outro local, muitas mudanças ocorreram.

Enquanto em 1983 aproximadamente treze emissoras estavam ativas em todas as ilhas, atualmente Aruba possui 18, Curaçao 25, Bonaire 8, St. Maarten 9,St. Eustatius 1 e Saba 1.

Em 1983 captei em Curaçao três ESTAÇÕES que transmitiam simultaneamente em ondas médias e FM e as demais apenas em ondas médias. A situação mudou e em Curaçao, sendo que apenas a emissora Curom Radio Z86 (PJZ86) ainda transmite em ondas médias. Em 1983 visitei as emissoras de ondas médias Radio Hoyer  (Radio Hoyer 1 – 1010 kHz – Papiamentu e Radio Hoyer 2 – 1500 kHz – Holandês), Curom (860 kHz) e a emissora FM Radio Korsou FM (93,9 MHz), que na época era a única que usava apenas tal faixa.

Em Bonaire, casa da estação retransmissora da Rádio Nederland e da emissora de ondas médias da Trans World Radio, visitei a Voice of Bonaire (1400 kHz). Há vários anos visitei a Radio Kelkboom (1440 kHz), em Aruba, e novamente a Radio Korsou FM.

Aruba ainda possui duas emissoras de ondas médias que ficam mais tempo fora do ar que transmitindo. O fundador e proprietário da Korsou FM, Hans Oosterhof no passado tinha um programa na Radio Veronica, que transmitia a partir de águas internacionais da região da Holanda. Ele ainda usa seu nome indonésio “Suhandi”, da época em que esteve nas Índias Orientais. Na época em que transmitiam em ondas médias, as rádios Hoyer e Kelkboom também eram ouvidas na Europa. Os nomes Hoyer e Kelkbom são provenientes dos nomes dos fundadores e proprietários das emissoras.

Entre Novembro e Dezembro do ano passado estive novamente em Curaçao e visitei a Radio Hoyer, que é a primeira emissora do mundo movida à energia solar. Ela possui uma extensa discoteca que está sendo digitalizada. Em Dezembro foi ao ar o seu site em www.radiohoyer.com

Também em novembro visitei a Hit FM (100,3), que possui um canal de videoclipes (Canal 24), também usado para transmissões religiosas.

Devido ao baixo número de emissoras existentes em ondas médias é quase impossível para o Dexista captar algo dessas ilhas. Considerando a localização, esta é uma região bastante interessante para o Dexismo.

Há alguns anos, quando estive em Curaçao me concentrei na escuta de ondas tropicais e foi interessante poder captar além de emissoras da América Central e do Sul, algumas da Indonésia e Ilhas Salomão. Elas foram captadas no amanhecer local.

Entretanto, agora que muitas ,deixaram as ondas tropicais e a interferência em ondas curtas é um problema comum, as ondas médias configuram a melhor opção. Durante o dia, devido a pequena distância para a Venezuela, muitas emissoras foram captadas com boa qualidade.

No dia 02 de Dezembro, todas as emissoras venezuelanas que pude ouvir estavam levando ao ar a transmissão ao vivo da Cúpula dos Estados da América Latina e Caribe, que aconteceu na Venezuela. Longos discursos do presidente Hugo Chávez foram ao ar. O WRTH indicou que em 2009 as autoridades venezuelanas anunciaram o fechamento de 24 emissoras de AM e FM por falhas nos requerimentos de licenciamento. Durante a preparação do WRTH 2012 essas medidas ainda não tinham sido tomadas. As emissoras marcadas para serem fechadas são marcadas no WRTH com um asterisco. Entre elas, a Radio Guadalupana (820 kHz), de Coro, já estava fora do ar em 2009.

Em 2009 captei na Europa a CBN Valencia, emissora bastante comum em 1470 kHz com bom sinal, mas em Dezembro de 2011 ela estava fora do ar. É comum no entardecer muitas emissoras entrarem em rede com a Radio Nacional de Venezuela. A programação e slogans se referem com bastante frequência ao governo e a “el comandante” Hugo Chávez. Exemplos são Radio Mundial Zula (1070 kHz) – “Mundial Zula, revolución con impacto social de la mano con el pueblo” e Radio Trujilo (1280 kHz) – “Trujillo, socialista en la calle”.

Durante as transmissões de emissoras venezuelanas você poderá ouvir anúncios de classificação etária como: “El siguiente programa recreativo informativo contiene elementos de lenguaje tipo A, elementos de salud tipo A, elementos sexuales tipo A, elementos  de violencia tipo A y B, que pueden ser escuchados por niños, niñas y adolescentes sin la supervisión de sus madres, padres, representantes o responsables”.

Os indicativos são menos ouvidos que no passado, mas podem ser transmitidos durante a programação. Devido ao grande número de emissoras ocupando as mesmas frequências, captar estações de outros países exige algum esforço. Identificar emissoras venezuelanas é fácil devido ao fato do horário ser UTC -4, enquanto na Colômbia é UTC -5.

A captação de emissoras FM da Venezuela também é possível, especialmente as de Coro, que são ouvidas diariamente. A Red Rumbera possui uma emissora em Curaçao em 107,9 MHz. Durante minha passagem pela ilha tentei captações em FM por E esporádica, porém, sem sucesso.

Artigo traduzido mediante autorização do Medium Wave Circle. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: