Receptor Panasonic RF-3100

29 01 2012

Harold Sellers

Em 1981 a Panasonic introduziu o receptor RF-3100 no mercado mundial. Em alguns países ele é conhecido como National Panasonic DR-31. O preço na época era de US$380. Atualmente pode ser encontrado em sites de leilão no exterior por menos de US$150.

Performance
O RF-3100 é um receptor simples, mas bastante popular. Possui dupla conversão, PLL e é banda corrida. Sensibilidade e seletividade são boas para sua faixa de preço. As larguras de banda são de aproximadamente 7 e 3 kHz, mas o “shape factor” é um tanto largo devido ao uso de filtros cerâmicos baratos. Ainda assim sua seletividade é melhor que em muitos equipamentos da época. A sintonia é muito fácil e com um mínimo de controles. A seleção de faixa é feita com uma pequena chave de onda com 31 posições, sendo uma para Ondas Médias, uma para Frequência Modulada e 29 de Ondas Curtas. Há um botão grande no lado direito para sintonia na faixa selecionada. O display fluorescente, na cor verde, possui cinco dígitos.

Algumas características interessantes são o controle de ganho de RF e de graves e agudos. A qualidade de áudio do RF-3100 é muito boa. O S-meter não chega ao pico com facilidade e é útil para sintonia e comparação de sinais.

Uma antena loop interna serve para escutas de ondas médias e para ondas curtas e FM há uma antena telescópica. Uma antena externa pode ser conectada para captações em ondas curtas. A sensibilidade é boa com as antenas internas, mas obviamente melhora com o uso da externa. A sensibilidade em FM é muito boa, mas pode haver saturação quando próximo de algum transmissor.

Saturação de emissoras de ondas médias pode ocorrer, mas é possível o controle usando um sintonizador de antena, filtro passa-altas ou cortar a antena para uma faixa em específico.

Imagens não são um problema em comparação com seus antecessores. Em banda lateral o display mostra a frequência da portadora, então a desvio não é necessário. O mesmo ocorre com vários receptores. Embora em pequena escala, há batimento.

O RF-3100 opera tanto a partir da rede elétrica como por meio de oito pilhas grandes. O consumo é na faixa de 290 mA, mas as pilhas duram aproximadamente um dia de pleno uso. Pilhas Níquel-Cádmio são recomendadas. A estabilidade de frequência é pobre ao usar pilhas.

Considerações finais
O RF-3100 é um bom receptor para o Dexista iniciante ou ouvinte casual de ondas curtas que deseja um equipamento fácil de operar que possa captar mais que as emissoras locais. Para ou ouvinte que busca um equipamento que possa operar em CA/CC para ser levado a casa de campo ou em viagens é uma boa opção, ainda que um pouco largo e pesado. A garantia padrão de dois anos da Panasonic também é um atrativo. Recomendo o uso desse rádio como modelo de mesa, alimentado pela rede elétrica e com uma antena externa. Uso portátil também é possível, mas não planejeo de forma frequente. Se for o caso, opte por um equipamento menor.

Referências

“Media Network”, Rádio Nederland, 27/11/1981
Boletim “DX Post”, Southern Cross, 11/1984
Avaliação de Don Moman, CIDX, 1984
Avaliação de Larry Magne, WRTH, edição 1983

Artigo traduzido mediante autorização do Ontario DX Association. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.

Anúncios

Ações

Information

2 responses

29 01 2012
Alencar

Saudade desse 3100 ! Vi um desse pela primeira vez em 1985 é só saudades ! Bonito equipamento e uma recepção muito boa ! Já procurei em sites no Brasil um exemplar desse e nunca encontrei.

29 01 2012
Ivan

Alencar,

Não é difícil trazer este equipamento do exterior. Não é muito grande e tampouco pesado. No Brasil aparece vez ou outra, geralmente nas mãos de pessoas que por terem algum conhecimento sobre o assunto cobram até três vezes o valor real do equipamento.

Justamente para fugir de aproveitadores e atravessadores procuro fazer minhas compras diretamente no exterior. É o que recomendo a você. É muito mais fácil que você pode imaginar. Em quase 5 anos de compras posso dizer que absolutamente nunca tive problemas.

Grato pelo comentário!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: