Visita iconográfica das emissoras de Bogotá e Barranquilla

24 12 2011

Mika Mäkelainen

A Colômbia é um verdadeiro tesouro Dexista e ao longo dos anos Jim Solatie e eu ouvimos cerca de 120-130 emissoras de Ondas Médias e Curtas de tal país. Nem todas foram receptivas às nossas correspondências, então quando tivemos a oportunidade de viajar à Colômbia em Novembro de 2011 decidimos visitar algumas emissoras de Bogotá e Barranquilla. O destino foi escolhido principalmente pelo baixo custo das passagens da Lufthansa para o voo Helsinki – Bogotá (250 Euros, ida e volta).

O primeiro dia foi dedicado apenas a passeios por Bogotá. A foto acima foi tirada a partir do monte Montserrat em um dos poucos momentos sem chuva.

A altitude do Montserrat (3150 metros acima do nível do mar) exigiu uma boa dose de chá de coca para reanimar.

Monalisa de Fernando Botero, presente no Museu de Botero bem acompanhada pelo Dexista Colombiano Rafael Rodríguez e o Finlandês Jim Solatie.

O prédio acima está no bairro Candelaria e abriga a Emisora Mariana (1400 kHz). Quando da visita era feriado, então apenas admiramos a arquitetura do lado de fora e nos protegemos da forte chuva.

Nosso segundo dia em Bogotá começou com a visita à Radio Caracol. A emissora ocupa dois andares de um prédio moderno na Calle 67, nº 7-37. Também é a casa da Oxígeno Radio, W Radio e Radio Recuerdos (690 kHz), assim como as emissoras de FM Los 40 Principales, Radioaktiva, Tropicana Estereo, Colorin Colorradio, Bésame (faz parte do mesmo grupo da emissora homônima que opera em 940 kHz na Cidade do México) e HJCK, que abandonou a faixa de FM e transmite apenas via Internet.

Gustavo Gómez apresenta o programa em rede nacional Hoy por Hoy na Radio Caracol. Um programa homônimo é líder na grade de programação da Cadena SER (Espanha). Ambas emissoras são de propriedade do conglomerado midiático espanhol Prisa.

A W Radio transmite em 850 kHz. Cada uma das emissoras do grupo possui um estúdio separado ao longo do mesmo corredor.

Dora Luz Moreno é a coordenadora de conteúdo virtual da Radio Caracol e diretora da Colorin Colorradio, uma emissora de FM voltada ao público infantil. Até poucos anos atrás a emissora transmitia em 1310 kHz, frequência utilizada atualmente pela Radio Manantial.

A Igreja Pentecostal Deus é Amor transmitiu sua programação a partir da Ecos de Colombia (1160 kHz) até Novembro de 2010, mas nos dias atuais vai ao ar pela Radio Santa Fé (1070 kHz). O programa La Voz de la Liberación também é retransmitido por estações peruanas.

Após mostrar o estúdio, o pessoal da Deus é Amor orou por nós. Naturalmente foi um milagre divino captar seu sinal a partir de uma localidade tão distante. No lado direito da foto está Patricia Pinilla, que assinou meu cartão de confirmação.

A Cadena Melodía é um empreendimento familiar localizado a apenas duas quadras da Deus é Amor. Note os pontos coloridas em sua fachada de vidro. São bombas de tinta jogadas por estudantes que manifestavam contra taxas a serem cobradas dos universitários – a emissora teve o azar de estar na rota da manifestação.

O vice-presidente Gerardo Paez Mejía elaborou uma carta confirmatória exemplar, o que mostra que ele entende do assunto. Pena ele raramente ter tempo para tal tarefa.

O prédio foi construído e decorado especificamente para a Cadena Melodía com alguns detalhes de destaque como a janela grande na entrada da emissora. Possui um transmissor de 100 kW em 730 kHz, mas o local em que ele se encontra foi inundado e um de 30 kW está sendo usado atualmente.

Não se surpreenda se ouvir música finlandesa numa emissora colombiana. Nós deixamos alguns CDs em todas as emissoras que visitamos, além de outros presentinhos.

A RCN Antena 2 (ouvida comumente na Europa por meio do transmissor de Bogotá, que opera em 650 kHz) é o canal nacional de esportes da rede. Na TV estava passando a partida de futebol entre Colômbia e Argentina. Naquele momento todos na Colômbia estavam esperançosos…

O estúdio da RCN (foto acima) pode acomodar um grande número de pessoas durante a apresentação de um talkshow. As modernas instalações da RCN estão localizadas em uma quadra repleta de casas antigas, mas a chuva não permitiu o registro. Visitamos todos os estúdios da RCN, e eles são muitos. São seis ou sete andares cheios deles. Acabei perdendo a conta.

A RCN também abriga a emissora La Cariñosa. Para a sorte dos Dexistas ela felizmente irradia a identificação das afiliadas locais. Atualmente um total de 16 emissoras em Ondas Médias operam em todo o país, sendo que a de Bogotá transmite em 610 kHz e é a mais comumente ouvida.

Em outra visita a uma rede, Gregory Montoya e Jim mostram as quatro emissoras que Jim confirmou. Gregory trabalha para a Cadena Radial Auténtica, que em Bogotá opera as emissoras Auténtica (540 kHz) e Mundial (1370 kHz).

Visitar emissoras pode ser um trabalho duro. Você tem que cumprimentar todo mundo🙂. Na foto acima Jim está na emissora especializada em salsa La Z, que opera em 92,9 MHz. Após desfrutar da beleza de Bogotá nos dirigimos a Barranquilla – não apenas pelo fato da barranquillera Daniela Álvarez ser coroada Miss Colômbia dois anos antes…

No caminho vimos as enormes inundações do rio Magdalena. Durante a nossa visita a estação já era a segunda mais chuvosa da história e provocou a morte de cerca de 50 pessoas.

Nenhum sinal externo, mas uma antena revelou a localização da Radio Mar Caribe Internacional  (870 kHz), nosso primeiro destino radiofônico, a apenas sete quadras do nosso hotel em Barranquilla.

Agendei visitas com as grandes redes de antemão, mas como não obtive resposta dos emails das emissoras menores eu simplesmente me apresentei. A recepção foi entusiástica em todos os casos, mas quanto a Radio Mar Caribe é necessário registro. O proprietário trabalha como embaixador na África do Sul, mas a gerente Celia Jimenez Gonzales está ocupando seu lugar e sabe como responder os informes de recepção.

Em quase todas as emissoras fomos convidados a participar da programação ao vivo. Explicar o hobby foi divertido e nosso nível de Espanhol contribuiu para isso. Também gravamos identificações em Espanhol e Finlandês para a Radio Mar Caribe Internacional, “La Campeona” e mais algumas outras.

Peity Lorena Monterrosa, apresentadora do programa “Las Mujeres dicen, los hombres contradicen” – dá voz a assuntos polêmicos com pontos de vista masculinos e femininos. Melhor não perguntar as nossas esposas o que elas acham sobre a nossa Caravana por las confirmaciones, algo que nós achamos uma experiência interessante e inesquecível.

A Voz de la Patria Celestial, localizada na Carrera 45, nº 76-125 foi nossa segunda parada em Barranquilla. Originalmente essa emissora tinha programação noticiosa, chamava-se Voz de la Patria e obviamente seu nome atual denota o aspecto cristão da programação.

Quando da nossa visita o Pastor Gregorio estava encerrando um programa e decidiu juntar-se a nós na ida a outras emissoras em Barranquilla.

A administração da emissora estava fora da cidade, mas ainda conseguimos bons sorrisos na Voz de la Patria Celestial.  Com um pouco de sorte você pode conseguir um QSL assinado por Leyla Barrios (terceira da direita para a esquerda). Visita recomendadíssima!

Parece que estávamos chegando mais próximo do paraíso ou ao menos mais acima no dial. A Radio Vida Nueva transmite em 1490 kHz. Mesmo não sendo de captação tão comum na Europa como a Emisora Punto Cinco (transmite na mesma frequência), vez ou outra ela se faz presente.

 

Vista parcial do estúdio onde fomos entrevistados por Santander Orozco, Diretor de Produção (à esquerda). Ele nos enviou uma cópia da entrevista (arquivo MP3). Foi muito engraçado ouvir a tentativa de explicar a vida de um Dexista. Eu apenas gostaria de lembrar o nome da emissora corretamente da próxima vez.🙂

A Radio Vida Nueva executa sua missão de forma bastante impressionante. Mantém uma escola bilíngue Espanhol/Inglês que oferece a crianças pobres ensino de qualidade por baixo preço. Nós inclusive assistimos uma das aulas. No lado direito está a professora Amy Ribon, que amavelmente nos proporcionou um passeio por Barranquilla no início da noite.

A Emisora Atlántico é a mais popular nas Ondas Médias de Barranquilla. Tenho uma confirmação por email enviada há alguns anos e Jim obteve mais um troféu – digno de celebração.

Novamente fomos entrevistados com vídeo transmitido em tempo real a partir do seu site, então metade das barranquilleras deve saber que dois finlandeses malucos estão indo de emissora em emissora ao invés de desfrutar das belas mulheres da cidade, ops, da paisagem.🙂

Esta é a imagem que ocupa toda a parede da entrada da Emisora Atlántico.

A Radio Libertad (QSL pendente para Jim) e Radio Tropical (QSL pendente para Mika) está localizada em um grande prédio de uma gráfica que apesar de não parecer tão envelhecido certamente já viveu melhores dias.

A entrevista na Radio Tropical foi particularmente desafiante linguisticamente, pois além do Dexismo falamos sobre assuntos relacionados à liberdade de imprensa.

Uma das várias emissoras que ocupam o prédio é a Emisoras Unidas, que transmite em 720 kHz e é de captação muito rara na Europa. E os desafios em Barranquilla ainda não chegaram ao final…

Última parada do dia. A secretária Elisa Navarro, da emissora La Voz de la Costa (1190 kHz) enviou uma detalhada e calorosa resposta ao meu informe há alguns anos, mas Jim ainda tinha a confirmação pendente, então fizemos uma visita surpresa.

Eu lembraria o que dizer se conseguisse tirar os olhos de você…

Após a maratona de visitas radiofônicas pudemos nos concentrar em atividades mais turísticas, como Dexismo em circunstâncias extremas no mar do Caribe. Para chegar a praia da foto acima no Parque Nacional Tayrona foi necessário algumas horas de caminhada na floresta. Que contraste em comparação com o nosso recanto Dexista na Lapônia, local em que captamos tantas emissoras colombianas!

Na véspera da nossa partida ainda encontramos tempo para visitar a La Voz Amiga, emissora localizada em Ubaté, 100 km ao norte de Bogotá e uma rara captação de Jim. Era um domingo e não havia ninguém na emissora, mas Jim deixou uma mensagem e recebeu uma resposta por email. Missão cumprida!

Artigo disponibilizado no site www.dxing.info e traduzido mediante autorização. Apublicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.


Ações

Information

One response

26 12 2011
Higson Alencar

Que maratona visitar todas essas emissoras ! Mas com certeza um momento único para o autêntico rádio-escuta ! Parabéns pela belíssima jornada !

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: