A temporada de propagação E-esporadica

12 11 2011

Durante os meses de verão ocorre a ionização da camada E da ionosfera, tornando possível a reflexão de sinais dos canais baixos de TV a milhares de quilômetros de distância da região de origem. Na Europa há registros de captações do Oriente Médio, Caribe, Canadá e América do Norte.

A direção dos sinais captados é variada e interferência co-canal é bastante comum. Sua duração também varia entre dias inteiros de abertura e outros com recepção praticamente nula. Paciência e verificações constantes durante o dia são a chave do sucesso.

Equipamentos necessários:

Tudo que voce precisará é um receptor para os canais baixos de TV conectado a uma antena com cabo coaxial de boa qualidade. Amplificadores não são necessários devido a intensidade dos sinais.

Algumas lojas ainda vendem pequenos aparelhos de TV preto e branco com a cobertura dos canais baixos, ou faixa I (2-4), faixa III (5-12) e UHF (21-68). Alguns deles nem sempre são sensíveis o suficiente, mas há exceções.

Alguns Dexistas preferem usar unidades externas de sintonia, como os modelos D-100 e D-500 da HS Publications, que oferecem largura de FI de vídeo variável para poder captar sinais mais fracos e separá-los da interferência de adjacentes, tarefa que um televisor normal (que possui FI larga) terá muita dificuldade para realizar.

A antena pode ser um simples dipolo ou mesmo um modelo multielementos. O segundo tipo possui obviamente maior diretividade e ganho. É interessante que ao usar tal antena você possa direcioná-la usando um rotor ou manualmente.

Os sinais chegam em ângulo relativamente baixo, assim sendo, a altura da antena não é tão importante.

Artigo traduzido mediante autorização do Teleradio News. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: