Criando o seu PPC

6 11 2011

Martin C. Barry

Neste mês vamos ver algo que todo Dexista Utilitário deve saber: como criar ou personalizar um PPC (Cartão pré-preparado) de maneira a tornar maior a chance de obter uma confirmação.

O uso do cartão pré-preparado pelo Dexista Utilitário pode agilizar e aumentar as chances de obter um QSL da estação a qual foi enviado o informe de recepção. Ao enviar um informe de recepção a uma estação apenas em uma carta sem PPC, a pessoa responsável por responder sua carta deve criar uma nova carta se referindo aos dados do seu informe. Estas respostas ocasionalmente enviadas pelas estações na forma de um cartão QSL são mais interessantes em comparação com um PPC, mas no caso de cartas acabam gerando um trabalho extra para a pessoa que estiver fazendo isso, tempo este nem sempre disponível.

Certas estações como a WWV regularmente enviam cartões QSL, mas há muitas outras cujo pessoal tem coisas mais importantes a fazer que verificar os dados em seus logs e então preencher cartões ou cartas confirmatórias. Assim sendo, o uso de PPCs tem se tornado a prática quase padrão uma vez que a maioria das estações utilitárias não possui cartões QSL. Seu uso deve ser uma de suas ferramentas básicas como Dexista Utilitário. A figura abaixo mostra um exemplo básico de PPC:

O PPC simplifica o trabalho de resposta. Nele (seu tamanho padrão é de aproximadamente de 15 x10 cm) o Dexista Utilitário pode inserir todos os dados pertinentes a transmissão (data, hora, frequência e modo de transmissão e deixar espaços vazios apenas para preenchimento de dados como localização, tipo de antena e potência). Isso elimina um passo no processo de confirmação, no qual está a tarefa de preencher uma carta com as informações enviadas por você. Além disso, seu PPC deve possuir um espaço para assinatura e carimbo da estação. Com isso, o trabalho da pessoa que estiver respondendo seu informe de recepção será reduzido.

Seu PPC não será tão bonito como um QSL real, mas possuirá essencialmente o mesmo valor. Ele confirma que você captou uma determinada transmissão no horário e frequência citada (estes são os dados mais importantes). Entretanto, há Dexistas que prezam pela alta qualidade e aparência dos seus PPCs. Se você estiver começando, pode usar PPCs genéricos (com espaços em branco para serem preenchidos) impressos em lotes de, por exemplo, 500. Em muitos casos o seu PPC fará a diferença entre um informe sendo prontamente respondido ou terminando no fim de uma pilha de papéis (ou até mesmo na lixeira).

Provavelmente há aqueles que devem estar imaginando qual o atrativo em se receber estas confirmações, haja visto que essa prática não vai muito além de se colecionar as confirmações. Entretanto, há que se ter em mente que muitas estações junto com as confirmações enviam vários presentes como adesivos, fotos de transmissores e antenas, cartões postais, etc. Esta é mais uma das surpresas que o Dexista Utilitário pode ter.

Artigo traduzido mediante autorização do Worldwide Utility News Club. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.


Ações

Information

One response

6 11 2011
Fabricio A. Silva

Ivan, parabéns pelo post!

Sou um adepto assíduo dos PPCs, sobretudo dos “PPCs artísticos”. Vejo que o amigo também está se esmerando em seus PPCs. Isso é excelente!

Avante! Vamos trazer confirmações preciosas!

Um forte 73

Fabricio A silva
PP5002SWL

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: