Rádio Turcomenistão

9 10 2011

Tom Williamson

Uma das mais obscuras e confusas partes do mundo, o Turcomenistão possui uma história complicada, assim como muitos países daquela região da Ásia.

Antigamente conhecido como “Turquestão”, esta região da Ásia central compreendia terras habitadas pelos povos Uighur (China), Cazaque, Quirguiz, Tadjique e Uzbeque e eram consideradas de domínio chinês e persa antes da sua conquista pelos árabes.  Posteriormente Genghis Khan e Tamerlane invadiram seu território. A partir de 1876 a China passou a controlar a parte leste e a Rússia ficou com o oeste. O Turcomenistão passou a integrar a União Soviética em 1924. Hoje é um Estado independente.

A capital é Asgabat (variações como Ashkabad, do tempo da União Soviética ainda são encontradas nos livros). O deserto de Kara Kum ocupa boa parte do país; agricultura, pecuária, refinarias de petróleo e indústrias químicas são as principais atividades econômicas do país. Sua população é de cerca de cinco milhões de habitantes.

A radiodifusão é organizada pelo Estado sob o auspício da Empresa Nacional de Radiodifusão e Televisão. Pouca informação sobre suas atividades pode ser encontrada, mas acredito que as transmissões de rádio são feitas em Turcomeno, Russo e Inglês, o que indica que são dirigidas tanto ao público local como em outros países. Há emissoras operando em ondas médias e frequência modulada em vários pontos do país e uma estação de ondas tropicais, provavelmente em Asgabat, que transmite em 4930 e 5015 kHz.

Você certamente deve ter ouvido e confirmado Asgabat durante a era soviética com programação da Rádio Moscou. Recentemente um excelente sinal em 5015 kHz foi captado por volta das 22:30 UTC. Era um programa composto de música local com anúncios em um idioma não identificado (provavelmente Turcomeno). Ao enviar uma gravação a emissora recebi um multicolorido cartão QSL em cinco semanas. Também enviaram um boletim de programação em um idioma que não pude entender absolutamente nada! O endereço usado consta no WRTH.

A Rádio Turcomenistão é ocasionalmente captada nesta frequência, mas tenha em mente que os melhores sinais podem ser captados durante condições de distúrbios ionosféricos, então estejam atentos aos informes da WWV.

Artigo traduzido mediante autorização do Ontario DX Association. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: