Comodoro Rivadavia Prefectura Naval Radio

1 10 2011

Marcelo Cornachioni

História
A estação costeira Comodoro Rivadavia Prefectura Naval Radio entrou em funcionamento no dia 18 de abril de 1975, conforme documentado na Ordenanza Marítima Nº 5/75 e seu primeiro chefe foi o Prefecto Don Oscar P. Castaño.

A princípio a estação contava com equipamento estritamente imprescindível para a época, mas com o passar do tempo e devido às exigências do serviço, a estação foi modernizada no ano de 1984.

Generalidades
Ela depende da Prefectura Naval Argentina e como parte integrante dela foi instalada para o auxílio ao serviço de radiocomunicações e radiodifusão para segurança da navegação, sendo então uma ferramenta fundamental na salvaguarda da vida humana no mar, conforme as recomendações da Organização Consultiva Marítima Intergovernamental e a União Internacional de Telecomunicações (UIT). Sua função, como a de muitas estações costeiras dependentes da Prefectura Naval, é manter a segurança do tráfego portuário, assim como a navegação nas aéreas pertencentes à sua jurisdição.

Consequentemente foram estabelecidas certas normas ou dispositivos de regulação do tráfego de embarcações por meio do Servicio de Comunicaciones para la Seguridad de la Navegación (SECOSENA). Por meio deste serviço, a estação proporciona a segurança a toda embarcação (e eventualmente alguma aeronave) em navegação pela área de responsabilidade operacional pertencente a ela. Está compreendida desde o paralelo 42 Sul a 54º 30′ Sul, ou seja, desde o Farol Punta Norte na Península de Valdés, província de Chubut, até o Farol Cabo San Diego na província de Tierra del Fuego.

Fundamentalmente realiza comunicações para segurança do tráfego, além das que efetua por requerimento dos barcos com que mantém contato. Entre outras coisas, a estação envia informações de rotina em horários pré-estabelecidos e/ou a qualquer momento: avisos e boletins náuticos, comunicações relativas ao movimento de embarcações e operações portuárias.

Cabe destacar que as embarcações tem a obrigação de manter contato com a estação costeira para envio de informações de rotina e de navegação marítima. As embarcações, ao entrar em águas territoriais argentinas, devem indicar o nome do barco, bandeira, indicativo da estação, comprimento, velocidade, procedência, destino, posição geográfica, rumo, tipo de carga, e se dispõe de médico a bordo, entre outras informações. De sua parte, os barcos pesqueiros devem comunicar sua posição geográfica à estação costeira dentro dos seguintes horários: 0200, 1000 e 1800 horas UTC. O resto das embarcações devem comunicar sua posição geográfica e em todos os casos quando quando sejam feitas variações de rumo e velocidade dentro da área de responsabilidade da estação costeira. Também descarga de hidrocarbonetos, falhas ou avarias a bordo e em especial todo incidente que possa por em perigo a embarcação e as pessoas a bordo.

Outro serviço que esta estação disponibiliza é denominado SERES (Servicio de Radiocomunicaciones Especiales), que tem por objetivo proporcionar auxílio e informações ao  navegante que não esteja compreendido nas normas do SECOSENA, e também regulamentar a transmissão de informações científicas feitas pelas embarcações.

Frequências de tráfego
A estação opera durante 24 horas por dia em HF. Abaixo você encontrará o indicativo, modo de transmissão e frequências:
L2V J3E 2182, 3023, 4145, 5680 kHz
L2W A1A 4304, 8447 kHz
L2Z A1A 4239.5 kHz
L3A J3E 2065, 4351, 4149, 6224, 8294, 12353, 16528 kHz

A frequência de uso mais frequente é 4351 KHz (USB), em que se pode escutá-la mantendo contatos com uma grande quantidade de embarcações em navegação na região em que exerce controle.

Confirmações
Os interessados em confirmá-la podem fazê-lo por meio do seguinte endereço postal: Prefectura Naval Argentina, Departamento Comunicaciones, Edificio Guardacostas, Av. Madero 235, 1106 Buenos Aires, Argentina.

Artigo traduzido mediante autorização do autor. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: