Guatemala em Ondas Curtas

11 09 2011

Don Moore

Devido ao fato da Guatemala estar relativamente próxima à América do Norte, este é um dos países latinoamericanos mais fáceis de ser captados. A menos que você esteja em uma região muito ruidosa, sinais vindos de lá podem ser ouvidos até mesmo em receptores portáteis apenas com o uso de um pedaço de fio como antena. Logicamente um melhor equipamento será necessário para recepção mais consistente. Geralmente falando, as estações da Guatemala começam a ser captadas em todas a manhãs entre 10:00 e 11:00 UTC (04:00 e 05:00 da manhã na Guatemala) e podem ser ouvidas até seu desvanecimento com o amanhecer local. Ao anoitecer elas podem ser captadas no horário próximo ao pôr-do-sol até o final de suas transmissões, em torno das 04:00 UTC (10 da noite na Guatemala).

Todas as emissoras da Guatemala transmitem em ondas tropicais. Uma vez que para boas condições de recepção a longa distância em frequências mais baixas é necessário um zona de escuridão, obviamente estas emissoras serão melhor captadas durante os meses de inverno na América do Norte e terão condições de recepção inferiores durante os meses de verão. Dessa forma, estas emissoras podem ser captadas mais cedo ao anoitecer e mais tarde ao amanhecer durante os meses de inverno, quando a escuridão é prolongada.

Por lei não há estações comerciais em ondas curtas transmitindo na Guatemala. Por esta razão, todas as emissoras em ondas curtas da Guatemala são religiosas – Católicas, Protestantes ou petencentes à Igreja Adventista do Sétimo Dia. A maioria delas estão instaladas no interior do país e servem principalmente a vários grupos de Índios Maias com programação tanto em Espanhol quanto idiomas locais. Logicamente as emissoras tocam muitas “marimbas” e outros tipos de músicas típicas do país para que todos possam aproveitar.

Provavelmente a emissora guatemalteca melhor captada é a Rádio Tezulutlán, que transmite desde Cobán em 4835 e 3370 kHz. Os programas são em Espanhol e Kekchi. Outras emissoras com boa recepção na faixa dos sessenta metros são a Radio Buenas Nuevas, de San Sebastián Huehuetenango, que transmite em Mam na frequência de 4800 kHz, Radio Cultural Coatán em 4870 kHz, que transmite desde San Sebastián Coatán, e Radio Kekchi em 4845, que transmite desde Fray Bartolome de las Casas. A Radio Tezulutlán pertence à Igreja Católica, enquanto que as outras três emissoras são Evangélicas. Uma outra emissora na faixa dos 60 metros é a católica Rádio Mam em 4825, que transmite de Cabricán. Infelizmente elas apenas transmitem durante as horas do dia local, não permitindo sua captação a menos que permaneçam em operação na ocasião de algum evento especial.

A emissora guatemalteca mais potente nos 90 metros é a evangélica Radio Cultural, TGNA, que transmite da Cidade da Guatemala em 3300 kHz. A programação desta emissora é principalmente em Espanhol, mas também são levados ao ar alguns programas em Inglês previamente gravados no fim de noite. A Radio Maya de Barillas, que transmite desde Barillas em 3325 kHz, é outra emissora evangélica. A Radio Chortis, que transmite desde Jocatán em 3380 kHz e La Voz de Nahualá, que transmite desde Nahualá em 3360 kHz são as duas emissoras Católicas nos 90 metros (juntamente com a frequência de 3370 kHz da Radio Tezulutlán). Todas as emissoras nos 60  e 90 metros são geralmente fáceis de ouvir.

Sem equipamentos de boa qualidade é difícil captar as emissoras guatemaltecas na faixa dos 120 metros.  Entretanto, a título de registro, La Voz de Atitlán, de Santiago Atitlán transmite em 2390 kHz. A frequência é compartilhada com a Radio Huayacocotla (México), dificultando a identificação de qual está sendo captada. A Radio Maya de Barillas possui uma segunda frequência, a de 2360 kHz, que é de captação muito difícil.

A Igreja Adventista do Sétimo Dia transmite sua programação por meio da Radio Unión em 5980 kHz. Ela possui uma potência muito baixa e sofre muita interferência de emissoras internacionais nos 49 metros, sendo assim muito difícil de captar.

Nota do tradutor: Em virtude do material acima ser dirigido aos Dexistas Norteamericanos bem como a época em que foi originalmente publicado, não é possível assegurar  a validade das informações para os Dexistas Brasileiros.

Artigo disponibilizado no site do Dexista Don Moore e traduzido mediante autorização. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.


Ações

Information

One response

12 09 2011
Rafael Rodriguez R.

Hola Ivan

Cordial salduo desde Colombia, el articulo es un poco veijo, en la actualidad la unica emsiora en onda corta desde Guatemala es Radio Verdad 4055 KHz

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: