Antena Vectronics AT-100

3 09 2011

Mark Coady

A antena ativa Vectronics AT-100 é um modelo para uso interno que cobre dos 300 kHz aos 30 MHz. Sua alimentação deve ser feita com uma bateria de 9 Volts ou fonte e pode ser usada com sua antena telescópica ou externa, atuando assim como reforçador de sinais.

O painel frontal possui três knobs, sendo para controle do ganho (GAIN), seleção de faixa (BAND)/desligamento (OFF), sintonia fina (PEAK TUNE) e um botão para passagem direta do sinal evitando a amplificação e um LED para indicação do funcionamento.

O painel traseiro possui dois conectores coaxiais fêmea SO-239 (um para conexão ao receptor e outro para antena externa) e um para conexão da fonte de alimentação 9-12V com centro positivo.

A antena telescópica pode ser inserida em um orifício na parte superior do equipamento e posteriormente rosqueada. Caso seja conectada ela será padrão durante o uso do equipamento e se você utilizar uma antena externa ela deverá ser retirada.

A AT-100 é fácil de usar. Uma vez sintonizado o receptor basta ligar a antena ativa selecionando a faixa correspondente e deixando o botão “Bypass” em “Off”. O controle de ganho deve ser deixado no máximo e o sinal melhorado por meio do controle “Peak-Tune”. Após isso o ganho pode ser ajustado para melhor condição de recepção.

Usei a AT-100 com três receptores: Grundig Satellit 800, Grundig YB300PE e o meu querido Drake SPR-4. Com todos a performance da antena foi boa.

Assim como qualquer antena ativa esta também amplifica o ruído captado com o sinal. Então, se o sinal for fraco mas o ruído for intenso, o resultado final será um sinal mais forte, mas com maior nÍvel de ruído. Antenas ativas obviamente funcionam melhor em condições de baixo ruído.

Há algumas informações de que a AT-100 funciona bem com alguns receptores e com outros o rendimento é inferior. Neste caso é recomendável a compra com possibilidade de devolução.

Estou perfeitamente satisfeito com a antena ativa Vectronics AT-100 e recomendo seu uso.

Artigo traduzido mediante autorização do Ontario DX Association. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.