A antena Alpha Delta DX-SWL

28 08 2011

Bob Hawkins

A antena DX-SWL é do tipo sloper de 1/4 de onda e seu comprimento total é de pouco mais de 18 metros. Um condutor auxiliar abaixo do principal permite a sintonia da antena para as faixas de 16, 19 e 25 metros. Ele possui duas bobinas para sintonia de outras faixas, sendo possível dos 120 aos 13 metros. Sua montagem é simples e estão disponíveis tanto no pacote da antena como no site da Alpha Delta. Sua impedância é de 50 ohms.

A parte superior da antena possui uma pequena barra de alumínio com rosca para um parafuso e que também pode ser furada para uso de um grampo tipo “U” ou mesmo para ponto de aterramento. A altura recomendada para a parte superior é de 7,5 metros e a inferior entre 2,5 e 3 metros. A conexão do cabo coaxial é feita por meio de um conector SO-239. O condutor para aterramento está incluso. Qualquer coaxial pode ser utilizado. Na ocasião dos testes utilizei o cabo RG8X.

Após montar a antena fiz comparações com uma longwire de 10 metros de comprimento que já possuía. A longwire foi acoplada com um transformador de impedância para 50 ohms. Com a Alpha Delta pude captar sinais notavelmente mais intensos (uma ou duas unidades S) na maior parte das faixas de ondas curtas. A única exceção foi onde a longwire estava próxima da condição de ressonância .

A maior diferença entre a DX-SWL e a longwire foi quanto a diretividade. A DX-SWL proporcionou sinais mais intensos de uma ampla gama de direções em comparação com a longwire. Novamente a longwire foi melhor em algumas poucas situações, mas no geral seu rendimento foi inferior à DX-SWL, ainda que a longwire possua alguns lóbulos que proporcionam melhor recepção em algumas direções. Não modelei a longwire para saber seu comportamento na horizontal ou vertical, mas reitero seu rendimento inferior à DX-SWL. A Aplha Delta não disponibiliza qualquer análise de comportamento da sua antena.

Por conta do meu interesse quanto a operação detalhada da antena usei um analisador de antenas da MFJ na para verificar a relação de onda estacionária em várias faixas. Surpreendentemente o valor foi alto (4-7). Não houve um ponto em que ela fosse realmente ressonante ou apresentasse um valor de 2 ou menos. Tal informação certamente reforça o fato de que uma antena para recepção precisa de características levemente diferentes das de uma para transmissão, onde a ressonância faz uma grande diferença em termos de eficiência. A longwire apresentou um pico de ressonância em algumas frequências, o que explica seu melhor rendimento em determinadas situações. Como a antena Alpha Delta pode ser sintonizada ao encurtar suas seções estou inclinado a tentar melhorar seu rendimento em determinadas faixas.

No geral a DX-SWL proporcionou boa recepção em várias das faixas de ondas curtas. Não fiz testes na faixa de Ondas Médias embora tal faixa esteja inclusa em suas especificações.

Artigo traduzido mediante autorização do Ontario DX Association. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.