A estação de Nauen (Alemanha)

20 08 2011

Adrian M. Peterson

A cidade de Nauen está situada a cerca de 40 km oeste de Berlin e pertenceu à extinta Alemanha Oriental. Lá está uma antiga e histórica estação que pode ser descrita como quatro subestações. Suas instalações foram construídas em 1906 e operou com o indicativo POZ usando um transmissor por centelhamento de 20 kW da Telefunken. Mais de um século depois, o que aconteceu às suas instalações?

Ao longo dos anos foi usada principalmente como emissora utilitária, embora em certas oportunidades também para radiodifusão. Em 1945 os equipamentos foram removidos, levados de trem para a Rússia e enterrados em algum lugar daquele país. Nos anos 50 os equipamentos foram reinstalados em Nauen e a estação contava com 28 transmissores, bem como um grande número de antenas.

Quando da reunificação alemã em 1990 a Deutsche Welle assumiu o controle desta antiga estação e a desativou na primavera do ano seguinte. Há especulações de que o prédio principal será convertido em um museu radiofônico.

Apenas dois quilômetros distante de tal localidade ficavam as instalações da Rádio Berlin Internacional. O primeiro transmissor de 50 kW foi instalado em 1959 e cinco anos depois uma unidade de 100 kW foi adicionada. Posteriormente outros três transmissores de 500 kW foram instalados.

Quando a Deutsche Welle assumiu o controle da RBI em 02 de Outubro de 1990, cinco transmissores estavam em operação, usando 32 antenas com um comprimento total de quase um quilômetro. Um quilômetro a leste de tal centro havia outro com um transmissor de 100 kW e uma antena giratória experimental que também podia ser movimentada horizontalmente. O transmissor foi construído na Alemanha Oriental e instalado em 1964.

O quarto centro transmissor é mais recente e é onde a Deutsche Welle instalou quatro novos transmissores de 500 kW Aliss fabricados na França. Cada transmissor está instalado em locais separados e conectados a uma antena giratória.

Quando a Deutsche Welle assumiu o controle da RBI, seus transmissores foram usados por um curto período de tempo como retransmissores, sendo que nos QSLs a informação correspondente era apresentada.

O que aconteceu com a antiga estação de Nauen? Tudo foi desmontado, exceto alguns prédios antigos e um transmissor de 100 kW. As novas instalações ainda são bastante utilizadas.

Artigo irradiado no programa Wavescan e traduzido mediante autorização. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: