Rádio Clube de Moçambique

14 08 2011

Este artigo foi originalmente publicado na edição de Maio de 1968 do boletim FRENDX, atual The Journal of the North American Shortwave Association. Sua publicação foi feita mediante permissão do NASWA.

A Rádio Clube de Moçambique, a maior emissora privada Da província Portuguesa do Leste Africano foi fundada em 1931 e começou a transmitir em março de 1933 com equipamentos modestos. A associação que foi formada para gerenciar a emissora teve que enfrentar muitos problemas e com o aumento de custos sem novo capital disponível foi necessário paralisar as atividades durante algum tempo no ano de 1934. Entretanto, no ano seguinte a associação fez um grande esforço e decidiu adquirir um novo transmissor Collins de 250 Watts.

Este estágio marcou o começo da modernização da radiodifusão em Moçambique. Programas em Inglês logo foram acrescentados às transmissões em Português e nos anos seguintes novos transmissores foram adicionados. Em 1937 a emissora passou a ter esta denominação.

O Palácio do Rádio, um belo prédio de quatro andares na região central de Lourenço Marques foi construído em 1948 seguido pelo centro de transmissão em Matola, distante apenas alguns quilômetros da capital. Quatro anos depois uma série de emissoras regionais foi construída e em 1956 o primeiro transmissor de 100 kW foi instalado.

O Palácio do Rádio fica logo à direita da Catedral, bem próximo a quadra em que está a prefeitura. O prédio tem um típico toque Português em sua arquitetura com mármore e detalhes cromados. Além dos ótimos equipamentos e uma excelente discoteca, equivalente a dos mais desenvolvidos países, o Palácio do Rádio também tem várias funções sociais. Há uma restaurante no piso térreo onde os funcionários podem tomar um lanche ou descansar, enquanto no piso superior há uma série de salas para abrigar bailes ou então para outros usos.

Outro dado interessante quanto a produção de programas é que não há técnicos para controle de nível de áudio dos programas, ou seja, os estúdios foram feitos de maneira que o próprio locutor faça os ajustes na mesa de som tanto nas pick-ups como nos controles de volume e ajustes do mixer. Ele é ajudado pelo fato que todos os gravadores estão concentrados na sala de controle central em outro andar e que ele pode comandar por controle remoto.

Atualmente o serviço em Inglês tem sido voltado a uma grande empresa de relações públicas da África do Sul e consequentemente não há programas de notícias ou informativos, apenas músicas e anúncios. A empresa adotou o lema “LM for happy listening”. A decisão de dedicar um serviço completo a radiodifusão comercial é compreensível, pois Lourenço Marques está distante cerca de 65 quilômetros da África do Sul, onde até pouco tempo atrás as emissoras comerciais eram proibidas.

As chamadas usadas pela emissora são “Aqui Portugal-Moçambique, fala-vos o Rádio Clube em Lourenço Marques” no serviço em Português e “This is Lourenço Marques Radio for happy listening broadcasting from Portugal-Moçambique” no serviço em Inglês.

A emissora confirma informes de recepção corretos com cartão QSL e publica um boletim mensal chamado “Rádio Moçambique”.

O serviço em Português pode ser ouvido das 0530 às 1830 em 4925 e 11820 kHz. O serviço em Inglês é levado ao ar das 0400 às 2300 em 3335, 4833 e 11780 kHz. O serviço em Inglês também é irradiado em ondas médias na frequência de 917 kHz das 1600 às 0600. O serviço em Português também é ouvido ao entardecer em 15295 kHz.

O emissor regional de Nampula transmite em Português entre 1700-2100 em 3365, 4955 e 7195 kHz. O emissor regional de Quelimane transmite entre 1100-1300 em 3180, 4895 e 7170 kHz, enquanto que o retransmissor de Cabo Delagado, também em Português, transmite entre 1700-2000 em 1421 (OM), 5200 e 7102 kHz.

Fonte: Boletim do Clube DX da Rádio Portugal.

Artigo disponibilizado no site do Dexista Don Moore e traduzido mediante autorização. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: