A querida voz do Hemisfério Sul

17 07 2011

Adrian M. Peterson

 O que aconteceu com o primeiro centro transmissor de ondas curtas da Rádio Austrália?

Na zona oeste de Sydney há uma escola de ensino médio para moças em uma espaçosa e bonita propriedade. Há cerca de cem anos atrás este local era uma área isolada distante cerca de 30 km do centro da cidade. Certamente as estudantes de tal estabelecimento de ensino desconhecem a interessante história desta propriedade que abrigou uma das maiores emissoras de rádio do mundo.

Em Pennant Hills o recém-formado governo comprou uma área de40 acres com o propósito de construir uma estação de rádio. Engenheiros alemães vieram instalar o aparato da Telefunken e em 19 de Agosto de1912 a estação POS foi inaugurada. Tinha uma potência de 25 kW e a antena era uma simples vertical omnidirecional.

O objetivo da estação POS era servir como central de uma rede nacional de estações para comunicação com todo a Austrália e seus territórios. Seu indicativo correspondia à abreviatura de “Post Office Sydney” (Correio de Sydney) e a estação irmã ficava em Perth, distante 4800 km e seu indicativo era POP. Entretanto, os indicativos foram logo modificados para que ficassem de acordo com as normas internacionais e as estações POS e POP passaram a se chamar VIS e VIP.

Um grande número de transmissores foi instalado ao longo dos anos em Pennant Hills, sendo vários para emissões utilitárias e alguns para radiodifusão. Durante o ano de 1927 um novo prédio foi construído especificamente para abrigar um transmissor de ondas curtas de 20 kW. Ele levou ao ar a transmissão inaugural com o indicativo VK2ME em 27 de Outubro de 1927 com o seu famoso “Serviço Imperial”.

Logo após, dois outros transmissores de ondas curtas foram instalados e usavam os indicativos VLK e VLM para tráfego utilitário.

Durante a II Guerra Mundial o governo australiano rapidamente organizou um serviço internacional de ondas curtas com o nome de “Austrlia Calling” (Austrália Chamando). Os dois transmissores que usavam o indicativo VK2ME e VLK-VLM passaram a chamar-se VLQ e VLQ2, levarndo ao ar a transmissão inaugural do “Australia Calling” em 20 de Dezembro de 1939 com programação gerada nos estúdios da ABC em Sydney.

Durante seis anos tal estação foi o principal centro transmissor da Rádio Austrália. Quando uma nova estação em Shepparton foi construída em 1944, Pennant Hills foi desativada para tal fim, continuando a ser usado como centro transmissor utilitário. Ocasionalmente o transmissor de 10 kW (indicativo VLN) levou ao ar a programação para o Pacífico da Rádio Austrália.

A estação de Pennant Hills foi definitivamente desativada em 31 de Outubro de 1955 quando todos os serviços foram transferidos para o centro transmissor de Doonside, no subúrbio de Sydney. A propriedade foi posta à venda e nela construída a escola Carlingford.

As únicas lembranças são referências em antigas revistas de rádio e cartões QSL. A coleção histórica da AWR em Indianápolis possui dois cartões QSL originais da VK2ME, ambos em cores, com a representação do pássaro Kookaburra sobre o mapa da Austrália, sendo um datado de 1932 e o outro de 1937.

Artigo irradiado no programa Wavescan e traduzido mediante autorização. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: