Rádio Andorra

3 07 2011

Andorra situa-se em um ponto isolado no alto dos Pireneus, entre a França e a Espanha. Este pequeno país possui uma área de menos de 470 km² e é um dos menores do mundo. Sua população está na casa dos oitenta e quatro mil habitantes. Noventa por cento da receita nacional tem como origem o turismo.

O idioma oficial de Andorra é o Catalão; há dois sistemas postais e educacionais: francês e espanhol. No passado radiofônico do país existiam duas emissioras transmitindo em Espanhol e Francês respectivamente.

O trabalho de construção da primeira emissora de rádio em Andorra ocorreu em meados de 1937 em duas localidades diferentes, sendo composto por um prédio com quatro estúdios e um escritório em La Vella e outro com o transmissor próximo ao limite da cidade. Inicialmente dois transmissores foram instalados no prédio dos estúdios com uma potência total de 60 kW em ondas médias e 25 kW em ondas curtas.

A nova Rádio Andorra foi estabelecida como um um empreendimento comercial conjunto e a primeira transmissão ocorreu em 06/08/1937. Entretanto, devido a prováveis problemas técnicos a emissora saiu do ar e voltou apenas em fevereiro do ano seguinte.

Consta na história da Rádio Andorra que a emissora foi ao ar durante boa parte do período da II Guerra Mundial e o primeiro informe de recepção após esse período foi resultado de uma captação na Austrália em 5995 kHz. Neste estágio o pessoal empenhou-se em obter anunciantes por meio de franquias em agências de propaganda de diferentes países, mas um dos principais problemas era a dificuldade de cobertura nas áreas alvo devido ao terreno montanhoso de Andorra.

Em 1959, um novo transmissor de 1 kW foi instalado e em certas oportunidades a emissora foi captada na Nova Zelândia. O famoso transmissor de 3,5 kW foi inaugurado em 1975 e tornou possível a captação na Europa, América do Norte e Pacífico Sul.

Em 1980 a Adventist World Radio adquiriu dois transmissores Collins de 10 kW da Radio Free Europe (Alemanha) e os instalou no belo prédio de transmissores da Rádio Andorra. Durante o período de testes, a AWR foi ao ar via Rádio Andorra com dois transmissores em paralelo, sendo um com 3,5 kW em 6215 kHz e o outro com 10 kW em 9370 ou 15030 kHz. A World Music Radio de Amsterdam e a Scandinavian Radio também foram ao ar por meio de tais transmissores.

Houve outra emissora de ondas curtas em Andorra e foi ao ar com um transmissor de 1 kW identificando-se como Andorradio em 1960. No ano seguinte passou usar a identificação Radio La Vella e cinco anos depois passou a se chamar Radio Sud. Em 1967 inauguraram um transmissor de 25 kW.

Mudanças políticas e nas relações internacionais com seus dois países vizinhos levaram ao fechamento da Rádio Andorra (de influência espanhola) e da Rádio Sud (de influência francesa) após as 19:00 UTC de 02/04/1982. Após mais de 40 anos em atividade, as transmissões em ondas curtas de Andorra tiveram um fim abrupto.

Atualmente, a única forma de transmissão de rádio em Andorra é feita em FM e há cerca de vinte emissoras no ar. São emissoras de propriedade local e com programação gerada localmente, assim como algumas retransmissões de emissoras da França e Espanha. Ainda é possível obter um genuíno cartão QSL de Andorra caso você vá para uma localidade próxima e consiga captar uma de suas principais emissoras de FM.

Ao longo dos anos Andorra esteve no ar em ondas curtas e médias a partir de duas localidades e estações diferentes com uma potência em 900 kW em ondas médias e seis transmissores de ondas curtas com as potências de 1 kW, 3,5 kW, 10 kW e 25 kW. Serviços de transmissão conduzidos pela Rádio Andorra levaram ao ar a programação da World Music Radio, Scandinavian Radio e Adventist World Radio.

Todas as emissoras emitiram cartões QSL. O mais conhecido é o da Rádio Andorra, composto pela representação de dois jovens trajando roupas típicas com as montanhas e torres de antena ao fundo. O cartão da Rádio Sud possui um texto com o logotipo da emissora em vermelho ao fundo.

Há alguns anos o Dexista austríaco Heinz Haring visitou Andorra e tirou algumas fotos da emissora que são bastante fieis as do cartão QSL emitido pela Adventist World Radio.

Artigo irradiado no programa Wavescan e traduzido mediante autorização. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: