A história da emissora KUSW/KTBN

11 06 2011

Adrian M. Peterson

Durante o período de exploração européia (por volta de 1776), quatro tribos indígenas viviam no território que hoje corresponde ao estado de Utah, sendo a maioria em pequenas vilas, povoados ou mesmo isoladamente em pontos montanhosos. Os primeiros colonos europeus era migrantes Mórmons que chegaram à região em 1847. Naquela época o território de Utah era parte do Império Mexicano. Entretanto, um ano depois Utah foi anexado aos Estados Unidos e cerca de cinquenta anos depois tornou-se o 45º estado dos Estados Unidos.

O estado de Utah figurou em três diferentes episódios desenvolvimentistas do país no final do século XIX: a famosa Pony Express começou a levar correspondências provenientes entre o leste do país e a Califórnia em 1860; a linha telegráfica entre Washington e a Califórnia começou a operar em 1861; as duas seções da estrada transcontinental foram unidas em 1869. Todos esses empreendimentos cruzaram o estado de Utah.

A primeira tentativa de transmissão em ondas curtas desde Utah ocorreu no ano de 1939. Naquele ano a emissora W9XAA foi ao ar em Chicago com um transmissor de 500 watts a partir da localidade suburbana de Downer’s Grove. Tal estação experimental era de propriedade da Federação dos Trabalhadores de Chicago, que também possuía a estação de ondas médias WCFL.

A Federação dos Trabalhadores de Chicago tentou vendê-la para a emissora de ondas médias KSL, de Salt Lake City. Chegaram a efetuar uma requisição à FCC para a venda, aumentar a potência e movê-la à Saltair, próximo à Salt Lake City. Entretanto, em setembro de1939 a FCC negou a requisição e então a primeira tentativa de instalação de uma emissora de ondas curtas em Salt Lake acabou morrendo prematuramente.

Uma segunda tentativa também foi relacionada à KSL. Em 1962, a Empresa de Radiodifusão Educativa Internacional (IEBC) comprou a histórica estação WRUL, de Boston, Massachussets. Dois anos depois a empresa Bonneville International passou a controlar a IEBC e comprou a KSL. Quatro anos depois da compra da estação de ondas curtas WRUL, seu indicativo foi modificado para WNYW.

Esta tentativa foi mais bem sucedida, ainda que os seus estúdios estivessem Nova Iorque e os transmissores em Scituate Beach, perto de Boston. Devido ao fato desta emissora estar fora do estado em questão deixaremos os detalhes desta história para outra oportunidade.

Voltando à história ao estado de Utah e à sua próxima emissora de ondas curtas trataremos da KUSW/KTBN. Em 1987 as instalações dela foram construídas em apenas cinco meses no Salt Lake Valley. Os escritórios, estúdios e o transmissor Harris de 100 kW foram instalados no mesmo prédio e a antena log-periódica da TCI era suportada por duas torres de 45 metros.

A Super Power KUSW Worldwide Radio era de propriedade da Carlson Communications, que também possuía uma pequena rede de emissoras de ondas médias e frequência modulada nos estados de Utah, Nevada e Arizona. Logo após a emissora ir ao ar os informes de recepção começaram a chegar com uma média de trinta ao dia. Um informe de recepção veio de um piloto da Força Aérea Norteamericana que captou a estação durante um vôo. Todos os informes foram respondidos com um cartão QSL mostrando uma representação artística das montanhas da região.

Naquela época, a Carlson Communications já estava produzindo programas para as emissoras AM e FM da rede nos três estados de atuação. A programação para a estação de ondas curtas era produzida de forma independente e era específica para a sua audiência.

Em 20 de dezembro de 1990 a programação da KUSW foi retransmitida por um navio da Marinha dos Estados Unidos próximo a costa do Panamá durante a queda do Presidente Manuel Noriega. É possível que o navio que levou ao ar esta retransmissão fora do normal tenha sido o USS Vreeland. Quando o pessoal da KUSW foi informado que a emissora estava sendo retransmitida na região da costa do Panamá, levaram ao ar uma programação especial ao vivo.

Apenas quatro anos após sua inauguração, a KUSW foi vendida ao grupo Trinity Broadcasting Network por cerca de dois milhões de dólares. O último dia de transmissão da KUSW foi em 16 de dezembro de 1991 e a primeira transmissão com o indicativo KTBN ocorreu dois dias depois. A programação da KTBN era uma retransmissão do canal de áudio do serviço de satélite da Trinity Broadcasting Network.

No dia 31 de março de2008 a emissora foi fechada novamente. Considerando o tempo de transmissão sob os dois indicativos, ela esteve no ar durante 21 anos. Sua instalação, incluindo transmissor de ondas curtas, antena e equipamentos adicionais foram desmontados e enviados para a ilha de Anguilla, onde foram absorvidos pela emissora Caribbean Beacon.

Durante o período que a KTBN transmitiu, um total de três cartões QSL diferentes foram disponibilizados, sendo um em preto e branco e dois coloridos, ainda que todos mostrassem exatamente a mesma imagem com o sistema de antenas tendo ao fundo uma cadeia de montanhas.

Nota: o canal de áudio de quatro programas de televisão diferentes produzidos pela Adventist Media Center na Califórnia e em South Bend foi transmitido pela KTBN. Eles eram transmitidos para o mundo todo também pela rede de satélites que levavam ao ar a programação da Trinity Broadcasting Network. Os programas em questão eram: It is written, McDougall MD, Lifestyle Magazine e The evidence.

Naquela época, um informativo da Adventist World Radio alertou os ouvintes de ondas curtas que os cartões QSL seriam enviados apenas quando houvesse a reportagem de escuta de tais programas e isso levou a uma redução no número de confirmações dessa emissora.

Artigo irradiado no programa Wavescan e traduzido mediante autorização. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: