O Dexista que reduziu o pagamento do engenheiro

5 06 2011

Este artigo foi originalmente publicado na edição de Abril de 1968 do boletim FRENDX, atual The Journal of the North American Shortwave Association, e publicado mediante permissão do NASWA.

Richard E. Wood

Foi listado na edição de Março do FRENDX um log datado de 31 de Janeiro de 1968 às 0416 UTC em 4920 kHz em que ouvi a Rádio Cordac, de Bujumbura, Burundi, levando ao ar o hino nacional dos EUA. O fato do hino ter sido levado ao ar por uma emissora de uma nação africana recém independente e que nunca foi possessão dos EUA além de nunca ter sofrido grande influência por parte de tal país me causou bastante estranheza especialmente porque o foi usado para encerrar a transmissão em Swahili (internacional) e para iniciar a transmissão em Kirundi, o idioma local daquele país.

Um informe de recepção foi enviado com menção àquele fato extraordinário. A seguir, a resposta do diretor da emissora,  James E. Morris, esclarecendo o mistério:

“Você deve estar interessado em saber o porquê de ter sido levado ao ar o hino dos Estados Unidos às 0416 de 31 de janeiro, fato este que o surpreendeu, não é? Pois saiba que nos surpreendeu também. O que aconteceu é que o operador acabou se equivocando e devido a isso nós o “multamos” em dez centavos. Tais coisas acontecem porque às vezes é difícil para nós Africanos, assim como também para os Americanos, nos apegarmos a pequenos detalhes. Ele supôs ter começado a programação com o lado 2 da gravação, quando na verdade estava executando o lado 1.”

Artigo disponibilizado no site do Dexista Don Moore e traduzido mediante autorização. Apublicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: