Sinais de intervalo e encerramento

28 05 2011

Harold Sellers

Estes dois termos descrevem basicamente a mesma coisa, ou seja, pequenos trechos musicais que são executados antes do início e do término de uma transmissão em Ondas Curtas.

Há dois propósitos para a transmissão de sinais de intervalo: identificar a emissora ao ouvinte que esteja “passando” por determinada faixa de radiodifusão e ajudar na sua melhor sintonia tanto pelo ajuste de funções no receptor como na busca da mesma transmissão em outras frequências.

Nem todos os ouvintes de Ondas Curtas possuem receptores com leitura digital, teclado para acesso direto à frequência ou memórias e neste caso o sinal de intervalo é uma ferramenta de grande valia.

Operadores de transmissores de Ondas Curtas também fazem uso de forma costumeira dos sinais de intervalo para sua sintonia fina durante o uso. Verificações de modulação, mínima distorção e outros fatores também são feitas durante sua transmissão.

Muitos sinais de intervalo são tão populares entre os ouvintes que tentativas de mudança acabam tendo como resultado verdadeiras ondas de protestos. Alguns trechos musicais utilizados são hinos nacionais ou patrióticos, enquanto outros são populares por conta do exotismo: o da Rádio Botswana era um verdadeiro coral de sons rurais e o da Zambia National Broadcasting Corporation é conhecido pelo som da Águia Pescadora.

Artigo traduzido mediante autorização do Ontario DX Association. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.

Anúncios

Ações

Information

2 responses

26 05 2014
GLAUBER GLEIDSON PERES

Foi assim de ouvido que eu sintonizei a Voz da Coreia (do Norte). Eu tenho uma gravação que baixei do sinal de intervalo dessa emissora, mais a tabela de frequências. Um belo dia, fuçando num radio velho que foi de meu pai nos 19 metros – 15190 khz… BINGOOOOOO! Estava escutando a emissão em espanhol deles!

27 05 2014
Ivan

Glauber,

Grato pelo comentário.

73!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: