Imagens

22 05 2011

Harold Sellers

Muitos receptores portáteis e alguns de mesa mais simples sofrem de um problema conhecido como “imagem”.

O sintoma ocorre ao sintonizar uma emissora em uma frequência inexistente para tal transmissão, geralmente acima ou abaixo dos limites das faixas de radiodifusão. Por exemplo: você pode ouvir imagens em 6525 ou 8345 kHz, mas após verificar com mais atenção encontrará a emissora em 7435 kHz, que é a frequência na qual transmite no referido horário.

O que acontece é que o sinal forte em 7435 kHz da WWCR está provocando no circuito do receptor um comportamento errático e gerando falsos sinais em determinados locais do espectro de ondas curtas. A WWCR não está de fato transmitindo em 6525 ou 8345 kHz: seu rádio é que está se comportando como se fosse esse o caso.

Este problema é conhecido como má rejeição à imagens. Um rádio pode ser projetado de forma a reduzir ou eliminar imagens. Isso é feito usando determinadas Frequências Intermediárias bem como outras medidas no desenho do circuito do equipamento. Se o projeto for eficiente o circuito rejeitará as imagens produzidas, prevenindo sua escuta.

Muitos rádios de desenho mais simples continuam a usar FIs de 455 kHz. Este é o caso mais comum de equipamento em que imagens são facilmente ouvidas. Existem outros tipos de FI, mas esta é a mais comum.

No receptor o sinal da imagem é produzido em uma frequência duas vezes acima ou abaixo da FI somada ou subtraída da nominal, ou seja, 910 kHz. Voltando ao exemplo anterior: 6525 kHz está 910 kHz abaixo de 7435 kHz e 8345 kHz está 910 kHz acima de tal frequência.

Imagens aparecerão acima ou abaixo da freqüência nominal, mas em apenas um dos casos. Disso dependerá novamente o projeto do rádio.

Então, se você encontrar sinais em locais diferentes das faixas normais de radiodifusão, tente identificar a emissora e verifique em uma frequência 910 kHz acima ou abaixo para encontrar o sinal real.

Artigo traduzido mediante autorização do Ontario DX Association. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: