Honduras em ondas curtas

2 04 2011

Don Moore

Devido ao fato de Honduras estar relativamente próximo da América do Norte, este é um dos países Latinoamericanos mais fáceis de ouvir. A menos que você viva em uma localidade com alta incidência de ruído, Honduras pode ser sintonizada mesmo em receptores portáteis mais baratos usados em conjunto com uma antena tipo fio longo. Naturalmente, um equipamento melhor será necessário para uma recepção superior.

A melhor “estação alvo” é a Radio Internacional, de San Pedro Sula, que transmite em ondas tropicais na freqeência de 4930 kHz. Trata-se de uma retransmissão da emissora comercial de ondas médias de San Pedro Sula. A programação consiste de uma ampla variedade de estilos musicais dependendo do horário, anúncios comerciais, noticiário local e tudo que se pode esperar quanto a programação de uma emissora comercial de porte médio. Toda a programação é em Espanhol. A Radio Internacional pode ser ouvida desde o início de suas transmissões até que se desvaneça com o amanhecer. O início da programação se dá as 11:00 UTC (05:00 em Honduras). Pode ser ouvida novamente aproximadamente durante o pôr do sol até o final das transmissões diárias à noite, entre 05:00 e 05:30 UTC (23:00 ou 23:30 em Honduras).

Outras emissoras em ondas tropicas que transmitem de Honduras e são facilmente ouvidas: La Voz Evangelica, de Tegucigalpa em 4820 kHz, Radio Luz y Vida, de San Luis em Santa Barbara nos 3250 kHz e Radio Immanuel, de Puerto Lempira em 4960 kHz. Todas elas são emissoras religiosas. A programação tem como idioma principal o Espanhol. A duas primeiras levam ao ar alguns programas religiosos em Inglês previamente gravados e produzidos nos Estados Unidos no final da noite. A Radio Immanuel possui algumas transmissões em Miskito e outros idiomas locais. Todas elas podem ser ouvidas aproximadamente no mesmo horário que a Radio Internacional, embora a Radio Immanuel e a Radio Luz y Vida finalizem as transmissões um pouco mais cedo.

Devido ao fato de uma boa recepção de sinais de longa distância necessitar de uma “rota de escuridão”, obviamente estas emissoras terão melhor captação durante os meses de inverno na América do Norte e inferior durante o verão. Da mesma forma podem ser ouvidas no final da tarde e de manhã durante o inverno, quando lá já é noite.

Nota: Pelo fato deste artigo ser relativamente antigo, algumas das emissoras acima citadas podem não estar mais transmitindo. Lembre-se que os dados relativos aos melhores horários para escuta destas emissoras podem não ser exatamente válidos para nós, pois a versão original é dirigida aos Dexistas da América do Norte.

Artigo disponibilizado no site do Dexista Don Moore e traduzido mediante autorização. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: