Criando modelos de informe multilíngue

27 03 2011

Martin C. Barry

Um dos maiores problemas enfrentados pelos Dexistas Brasileiros é redigir informes de recepção para emissoras utilitárias de países em que o idioma falado não é o Português. Ao considerar as possíveis barreiras existentes no envio de um informe de recepção, além da inclusão de custeio de retorno ou alguma outra forma para se chamar a atenção de quem estiver lendo a sua carta, este deve ser um dos maiores ou mesmo O MAIOR dos problemas. Alguns Dexistas Utilitários certamente possuem bom conhecimento de outros idiomas, mas não são todos que possuem esta vantagem.

Uma alternativa para aqueles que fazem uso de computadores e que provavelmente passam um bom tempo navegando na internet é o uso de tradutores eletrônicos. Com um pouco de paciência pode-se obter versões shareware de programas capazes de traduzir textos para o Inglês ou até mesmo Croata. O problema é encontrar algum que realmente atenda as nossas necessidades. É neste ponto que alguns usuários desistem por conta das limitações de tais programas pois seu resultado na maioria das vezes acaba sendo muito ruim devido ao dicionário genérico que a maioria possui.

Entretanto, alguns desses aplicativos podem possuir vocabulários mais “técnicos”, atendendo melhor as nossas necessidades. Além deste tipo de recurso, há um bom livro chamado “Language Lab – The Foreign Language Reporting Guide”, de autoria do conhecido Dexista Gerry L. Dexter. Com ele você pode redigir informes de recepção com alta qualidade e risco mínimo de repetição de conteúdo com relação a outras pessoas que o possuam, desde a saudação até a despedida. Ele possui volumes para edição de informes em Espanhol, Francês, Português e Indonésio.

Artigo traduzido mediante autorização do Worldwide Utility News Club. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: