Carta pessoal: amigável, mas direta

5 03 2011

Martin C. Barry

Há alguns meses abordamos o uso de PPCs e os dados mínimos a serem disponibilizados nele para posterior preenchimento. O assunto a ser tratado agora é um modelo de carta para envio às estações e que logicamente terá que ser modificado segundo as suas necessidades como, por exemplo, o nível de conhecimento que você tem sobre a estação, o modo de transmissão utilizado ou até mesmo o tipo de mensagem veiculada. Como vocês podem perceber, esta é uma base, pois o modelo utilizado para reportar uma estação aérea será diferente de uma estação costeira, que por sua vez também será diferente do modelo utilizado para reportar uma transmissão em modo digital como SITOR, RTTY, HFDL, etc…

Sua carta deve ser amigável e resumida ao mesmo tempo. Algo que possa ser caloroso o suficiente a ponto de chamar a atenção do pessoal da emissora, mas sem fugir muito do objetivo do seu contato. Isso é importante, pois você lidará com pessoas tecnicamente engajadas em seu trabalho e que não tem muito tempo para assuntos não pertinentes à sua rotina. Apesar de termos que levar em conta estes fatores, saiba que sua carta/informe de recepção deve ser algo que quebre a rotina da pessoa para que a receba de forma positiva.

Use a carta abaixo como exemplo:

Nome da Estação
A/C: Departamento de Telecomunicações
Rua Fulano de Tal nº 123
Cidade, Estado, País
Código postal 12345-678

Sou ouvinte de ondas curtas (SWL) desde ___________. Como parte deste hobby, gosto de ouvir transmissões utilitárias nas faixas de HF.

Em ______, de 20___ às ____ UTC tive o prazer de captar uma de suas transmissões na frequência de _____ kHz em modo ____ (modo de transmissão) transmitindo a seguinte mensagem/mantendo contato com _____ (nome/prefixo).

Imagino que seja do seu interesse saber que seu sinal foi captado com boa intensidade em um local tão distante. Esta captação foi feita com um _________ (seu receptor) conectado à uma antena ___ com ____ metros montada distante ___ metros do solo.

Como parte deste hobby gosto de colecionar cartões QSL para efeito de confirmação de recepção. Gostaria muito de ter uma confirmação sua em minha coleção. Portanto, agradeceria se você confirmasse minha captação caso os dados informados estejam corretos assim que isso for possível. Estou enviando em anexo um cartão de confirmação pré-preparada (PPC) para que possa preenchê-lo e enviá-lo de volta. Também envio um envelope pré-endereçado e selado (ou selos, etc) para ajudar no custeio postal.

Aprecio muito o seu trabalho e aproveito a oportunidade para agradecê-lo de antemão por dedicar um pouco do seu precioso tempo a minha carta.

É só isso. Se você estiver tentando confirmar uma estação da qual você nada conhece, uma carta resumida como esta será provavelmente a melhor opção. Caso você já tenha algum conhecimento sobre a estação com a qual está mantendo contato não há problemas em ser um pouco mais informal. Apenas tenha cuidado com suas palavras e procure manter-se no assunto principal que está sendo abordado.

A parte mais difícil do informe de recepção certamente é a relacionada com a informação captada (final do segundo parágrafo do informe). É bastante comum, no caso de transmissões em modos digitais, fazer a transcrição fiel da mensagem captada. No caso de transmissões em fonia não é recomendada a informação de detalhes como nomes de pessoas, números de telefone e conteúdo de conversas, pois este tipo de informação muito comum em phone patches de estações costeiras é de interesse apenas das partes diretamente envolvidas. De fato este é um ponto de difícil compreensão em que talvez a experiência será muito mais válida que qualquer fórmula. Portanto, use o modelo acima e modifique-o o quanto quiser e conforme achar necessário dependendo da situação.

Artigo traduzido mediante autorização do Worldwide Utility News Club. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: