Confirmando navios mercantes

13 02 2011

Martin C. Barry

Uma das primeiras coisas a se ter em mente antes de entrar no mundo das confirmações de navios mercantes é o fato de que são notoriamente difíceis de manter contato. Há uma complexa cadeia organizacional envolvendo os donos das embarcações, agentes e funcionários. A organização pode ser ainda mais complicada se o controle da embarcação for cedido a uma empresa terceirizada (prática cada vez mais comum). Isso ocorre em áreas específicas como o serviço de bordo e radiocomunicação. Ainda que existam dificuldades, a obtenção deste tipo de confirmação desperta o interesse de vários Dexistas.

Prepare-se para investir em várias fontes de referência. Infelizmente boas fontes de informação sobre o assunto são bastante caras. Alguns exemplos são: Lloyd’s Shipping Register, listas de indicativos da ITU, etc. Uma alternativa a este tipo de situação é perguntar a outras pessoas em listas de discussão na Internet.

Ainda que seja uma fonte antiga, a melhor opção para a identificação e endereços de navios mercantes norte americanos é o livro “Utility QSL Address Guide” de Symington e Henault (1987-88). Ele também possui listas de navios de companhias governamentais de vários países e de algumas empresas privadas prestando esse tipo de serviço. Com um pouco de sorte estes livros podem ser encontrados em lojas especializadas em equipamentos para Dexistas e rádio amadores.

A escuta de listas de tráfego pode trazer indícios quanto ao proprietário da embarcação bem como no caso de phone patches. Se você souber a rota do navio, será possível enviar uma carta para a empresa dona dele ou para o operador da rota. Caso você faça a escuta de listas de tráfego em modo Sitor, será ainda mais fácil obter o nome do operador da rota ou endereço a partir do cabeçalho das mensagens.

No caso de navios alemães existe o livro “Schiffsliste, Verzeichnis der Deutschen Reederein und Ihrer Seeschiffe”, publicado anualmente pela Eckard & Messtorff (Roedingsmarkt 16, Hamburg D-20459, Telefone: 0 40 37 13 34). Ele possui informações sobre todos os navios de empresas alemãs (não apenas os de bandeira alemã), incluindo indicativos, listas das empresas e endereços.

Ao enviar um informe é interessante perguntar se o operador de rádio possui algum tipo de lista com indicativos ou mesmo endereços de empresas que utilizam os serviços da sua empresa. A revista Pacific Maritime, que é publicada mensalmente em Seattle, é considerada uma boa fonte de informações. A assinatura desta revista tem um custo muito mais alto para pessoa física em comparação com a oferecida para indústrias navais.

A obtenção deste tipo de confirmação realmente não é fácil. Entretanto, não custa nada tentar, certo?

Artigo traduzido mediante autorização do Worldwide Utility News Club. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: