Vale à pena enviar informes de recepção por fax?

25 12 2010

Martin C. Barry

Uma alternativa para envio de informes de recepção a estações utilitárias com relação ao correio tradicional ou mesmo para follow-ups é o uso do fax. A idéia é bastante interessante, pois publicações conhecidas em nosso meio como o Klingenfuss 1996 Guide to Utility Radio Stations informa os números de fax de emissoras utilitárias de várias partes do mundo, além dos endereços convencionais.

Alguns ouvintes de ondas curtas, especialmente os de radiodifusão, tem conseguido bastante sucesso ao utilizar este meio especialmente com estações norte-americanas. John Stephens disse recentemente: “Tenho usado este método para envio de follow-ups a emissoras de radiodifusão dos Estados Unidos e Canadá com bom retorno. Em vários casos consigo a confirmação após o primeiro fax de follow-up, sendo que no caso de follow-ups escritos cheguei a enviar até dez cartas no período de um ano sem obter resposta”.

Entretanto, a busca de confirmações de emissoras utilitárias e de radiodifusão segue parâmetros diferentes. Apesar da sua disponibilidade, os números de fax de emissoras utilitárias tem como objetivo principal servir tarefas normais do pessoal do escritório da estação. Há uma grande probabilidade de que a pessoa que recebee estes faxes não tenham idéia do seu objetivo.

Pode-se dizer que este é um meio não muito prático para envio de informes. Que eu saiba, há apenas uma estação (WNU/Slidell Radio, Louisiana) que manifestou interesse em receber informes por fax. Outra estação que chega próximo disso é a WLC, que disse aceitar informes de ‘sinal’. Tenha em mente que um informes de ‘sinal’ não é a mesma coisa que um pedido de QSL, e realmente não há registros de que a WLC confirme os informes enviados.

Note também que Rick Baker informa ter feito cinco tentativas por meios convencionais em cinco anos sem resultados. Este é um exemplo em que a disponibilidade de um número de fax não ajudou em nada.

O uso de fax como ferramenta para conseguir confirmações é pouco usual, apesar de poder ser considerado um método mais ‘moderno’. Realmente não há registros de uso deste método com total sucesso e, assim sendo, não é um procedimento a ser encorajado. Apesar de todos os pontos negativos, este método pode ser considerado mais uma “carta na manga” do Dexista.

Artigo traduzido mediante autorização do Worldwide Utility News Club. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: