Lesotho National Broadcasting Service

19 12 2010

O Lesoto é um dos menores países do sudoeste africano, anteriormente conhecido como Basutolândia e, juntamente com Botswana e Suazilândia, quase que circundado por completo pela África do Sul, país esse que domina a região em termos econômicos.

O país possui paisagens espetaculares, variando de planícies no oeste a áreas montanhosas no leste cercadas por belos desfiladeiros com areia formada por basalto negro e amarelo. A capital é a cidade de Maseru, que possui cerca de 20000 habitantes, sendo que o total do país gira na casa de 1 milhão. A maioria é da etnia Bantu, vive da agricultura, lida com rebanho de animais e mineração. Entretanto, a maior parte dos homens buscam emprego na África do Sul.

As transmissões de rádio são centralizadas em Maseru, onde a emissora estatal opera entre 03:00 e 21:00 em 891 kHz (ondas médias) e 4800 kHz (ondas tropicais), sendo esta frequência ouvida regularmente na América do Norte a partir do horário de início das transmissões, que sempre ocorre com a execução do hino nacional. O transmissor está localizado em Lancer’s Gap  e tem uma potência de 100 kW. Há um outro transmissor com a mesma potência e as instalações são compartilhadas com a BBC. O serviço mundial é frequentemente ouvido na faixa de 90 metros, em 3255 kHz a partir das 03:00, mas com um sinal não tão forte quanto em 4800 kHz.

A LNBC é boa pagadora de QSL. A emissora costumava enviar um belo QSL com a bandeira do país, mas não sei dizer qual o cartão é usado na atualidade. O endereço para informes de recepção é PO Box 552, Maseru.

Nota do tradutor: a emissora está inativa em ondas tropicais há vários anos.

Artigo traduzido mediante autorização do Ontario DX Association. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: