Confirmando estações utilitárias

27 11 2010

Martin C. Barry

  

Dependendo do nível de êxito obtido ao enviar informes de recepção para emissoras utilitárias, você pode considerar o hobby altamente compensador ou decepcionante. Seu nível de retorno em comparação com a quantidade de informes enviados pode aumentar ou diminuir dependendo de muitos fatores, sendo que nem todos serão por sua conta. Se você seguir algumas técnicas que serão apresentadas (assim como moldá-las às suas possíveis técnicas), tornará a situação mais fácil e inevitavelmente aumentará suas chances de êxito.

 

PERSISTÊNCIA – Certamente há Dexistas que para obter suas confirmações tiveram que insistir até obter o merecido troféu. Há casos em que entre uma, três ou mais tentativas foram necessárias. Não há como saber exatamente quantas vezes terá que tentar. Entretanto, podemos considerar que três tentativas não chega a ser um valor alto se realmente deseja a confirmação. Entre as possibilidades de não recebimento de resposta, mesmo quando você envia bons informes está a de entrar em contato com eles no momento errado, quando estão muito ocupados (a menos que tenham uma política específica de nunca manter contato com os Dexistas). Você deve definir um limite no número de tentativas que pode fazer, ou então apenas use seu bom senso e saiba quando este limite chegou.

 

SEJA ESPECÍFICO – Se você for mais específico em seus informes também poderá ajudar a obter a desejada confirmação. A dica é ser específico sem revelar detalhes confidenciais que possam fazer suas chances de confirmação irem por água abaixo. É uma questão de saber andar sobre a fina linha entre o fato real e a indiscrição. A pessoa que ler sua carta deve ter certeza o mais rapidamente possível que você ouviu uma transmissão da sua estação, mas também não é necessário ir longe a ponto de assustá-lo com alguma informação imprópria. Para obter confirmações de estações costeiras a ideia é aproveitar momentos em que são transmitidas listas de tráfego com nomes de embarcações e prefixos, enquanto o nome de pessoas e conteúdo de conversações são consideradas um tabu e até mesmo uma violação da lei. Faça um informe de recepção que seja específico (mas discreto) sem ser incômodo e você definitivamente estará no caminho certo para obter a confirmação.

 

SEJA ATENCIOSO – Muitos informes de recepção acabam no lixo por culpa de falta de atenção e erros. Quando você pensa que está tudo certo, então dá uma rápida olhada nos arquivos de informes enviados e percebe que acabou esquecendo o horário, data ou mesmo alguma informação vital. Restará a sensação de que o informe enviado será considerado inútil ao chegar a seu destino. Assim sendo, redobre a atenção quanto a tudo que enviar e compare os dados da sua carta/PPC com o caderno de registros para certificar-se que não haja nenhuma omissão. É fácil esquecer pequenas coisas, como: lembre-se que a meia- noite UTC pode ser 19:00 em sua localidade, mas a data deve ser adiantada e essa informação presente em seu informe (há uma grande diferença entre 00:30 UTC de 10 de Março e 00:30 de 11 de Março). Para resolver este problema você pode usar um relógio em seu posto de escuta que mostre a data e hora e que tudo esteja de acordo com o horário UTC. Até mesmo um lembrete colado na parede serve. Você pode realmente conseguir fazer suas captações nas mais variadas situações, mas é recomendável que faça seus informes de recepção e PPCs quando estiver descansado e sem sono ou até mesmo limitando a quantidade a ser preparada por dia para que não misture os dados. Com estas medidas simples não existirão razões para futuro arrependimento.

 

ORGANIZAÇÃO – Se você já tem uma certa experiência na caça de confirmações verá que desenvolveu um senso de rotina na reportagem das emissoras. Organizando de forma a ter tudo o que necessita em mãos acabará assimilando a rotina de forma que possa fazer o que precisa sem ter que pensar muito. Isso significa minimizar a possibilidade de cometer erros, algo realmente muito importante. Tente manter um nível mínimo de atividade para não perder o costume. Certamente ocorrerão períodos em que você não receberá nada. Apesar de ser algo desagradável, isso não deve fazer com que deixe de enviar informes. Mantenha a atitude mental nos tempos bons e ruins. Levando em conta que a caça de confirmações é feita primariamente usando serviços postais (ainda que recursos como fax e e-mail possam ser utilizados), você deve ter a sua disposição todos os suprimentos necessários para este propósito: envelopes de tamanhos variados, papéis próprios para a criação dos PPCs, selos nacionais e internacionais, selos do país de destino, IRC’s (disponíveis nas agências dos correios), pequenos brindes ou outras formas de auxílio no custeio postal. Crie um modelo de carta e revise-a/modifique-a conforme seu nível de retorno. A organização terá papel vital no sucesso obtido.

 

Artigo traduzido mediante autorização do Worldwide Utility News Club. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: