A especificação mais importante

16 10 2010

Bill Thompson

Quanta seletividade você necessita em um receptor ou sintonizador para o Dexismo em FM? Tendo em vista que a maior parte de nós iniciou no Dexismo fazendo escutas em ondas curtas ou médias, você provavelmente já sabe que não pode obter bons resultados sem o tipo de seletividade que é comumente encontrada nos equipamentos voltados à escuta casual. Então, os Dexistas da faixa de FM assim como a maior parte dos Dexistas se tornaram “orientados por especificações”.

Assim sendo, você deve saber o que as especificações dizem a você. É verdadeiro que, em geral quanto melhor a seletividade for, melhor deve ser o equipamento para a prática do Dexismo. Sabe-se que quase todos os sintonizadores na faixa de US$ 250 em diante possuem sensibilidade praticamente equivalente. Trata-se de uma grande mudança com relação a décadas atrás, quando a especificação mais importante para um bom sintonizador de FM era sua sensibilidade. Com o advento do transistor de efeito de campo, entre outros melhoramentos que rapidamente tornaram-se padrão, muitos engenheiros chegaram a conclusão de que a sensibilidade nos sintonizadores modernos e receptores chegaram próximo a um nível teoricamente perfeito. Isso significa que o Dexista deve prestar bastante atenção quanto ao que deve ser considerado nos dias atuais como a especificação mais importante em uma “Máquina para o Dexismo”: a seletividade. Seletividade é a capacidade de um equipamento rejeitar sinais em outras frequências que não estão relacionadas com o sinal (ou ruído) que você quer sintonizar. Esta é uma especificação que muitas vezes está ausente nos catálogos ou propagandas de equipamentos.

Poucas pessoas além do Dexista e do engenheiro que criou o equipamento realmente se preocupam com a seletividade. Como isso se aplica apenas a certas situações de difícil recepção que não fazem parte da realidade do ouvinte médio em localidade típica do ambiente urbano, então, quem se importa?

Esse “quem se importa?” com relação a seletividade é um problema real para os Dexistas. Em muitos casos, você pode ver de tudo, de separação estéreo a frequência de resposta na literatura dos fabricantes, sem nenhuma menção a seletividade. Geralmente você apenas encontrará dados relativos à seletividade de canal alternado. Onde estão os dados de seletividade de canal adjacente? Incrivelmente tais valores muitas vezes são tão pobres que os fabricantes evitam citá-lo.

Os melhores sintonizadores ou receptores para o Dexismo em FM empregam valores muito estreitos de filtragem de FI e isso pode implicar em distorção devido a troca de fase. Distorção é uma palavra “feia” no círculo dos engenheiros de áudio e uma vez que os sintonizadores e receptores são feitos com o objetivo de atender aos entusiastas de alta fidelidade, quanto menor a distorção, melhor – mesmo se isso significar a construção de um equipamento um pouco menos seletivo que poderia.

Felizmente, com a existência de bons filtros, na atualidade a distorção se tornou um problema menor. Infelizmente você ainda terá que pagar um valor maior por um equipamento mais seletivo. Em geral você encontrará melhor seletividade em um sintonizador que em receptor, mas algumas notáveis exceções tem aparecido nos últimos anos.

Qual o valor de seletividade de canal alternado é necessário para o Dexismo em FM? Nos dias atuais, considerando a condições densamente povoadas da faixa de FM, o ideal deve ser 100 dB ou mais. Provavelmente os melhores valores estejam disponíveis em equipamentos profissionais de monitoramento como, por exemplo, o Sequerra Model I Broadcast Analyzer, com o incrível valor de rejeição de canal alternado de 130 dB em modo estreito e no modo wide de 94 dB, que é melhor que muitos equipamentos top de linha em tal modo! O sintonizador citado acima seria ideal para a maior parte dos Dexistas de FM, mas há um pequeno problema – ele custa cerca de US$ 4500. Felizmente, sintonizadores e receptores com valores próximos desse estão se tornando cada vez mais comuns e por preços bem menores. Não é tão incomum ver sintonizadores com rejeição de canal alternado de 90 dB ou maior por valores muito mais baixos.

É fato que se os se os engenheiros percebessem uma demanda real de sintonizadores com 130 dB de rejeição de canal alternado eles seriam muito mais fáceis de ser encontrados. Caso você esteja realmente interessado em praticar de forma séria o Dexismo em FM, não considere um equipamento com rejeição de canal alternado inferior a 70 dB, caso contrário será realmente difícil a sua vida em situações reais de Dexismo. Se você morar próximo de qualquer emissora da faixa de FM, tais valores serão vitais.

Se você quiser usar uma boa antena para a faixa de FM, uma maior seletividade será muito útil, assim como uma maior capacidade para lidar com sinais fortes. Conclusão: quanto maior o espaço livre no dial que você quiser, maior também será a seletividade necessária. Sabendo o valor de rejeição de canal alternado de um sintonizador ou receptor que você esteja considerando comprar, lembre-se que tem apenas a metade do panorama geral da seletividade. Após isso, deverá prestar atenção quanto a rejeição de canal adjacente. Um sintonizador com 90 dB de rejeição de canal alternado e 6 dB de canal adjacente não é tão bom para o Dexismo como outro que ofereça, por exemplo, 90 dB de canal alternado e 30 dB de canal adjacente, mas ambos serão serão classificados como 90 dB de seletividade por um vendedor, catálogo ou propaganda. Conhecendo ambos os valores você saberá mais sobre o panorama geral da seletividade de um equipamento.

Se você está considerando a compra de um novo sintonizador ou receptor para a prática do Dexismo, é melhor poder testá-lo em condições reais do nosso hobby antes de efetuar a compra. A maioria das melhores lojas voltadas aos entusiastas de áudio permitirão a você fazer isso. Obviamente a comparação deverá ser feita com um equipamento já conhecido. Muitos Dexistas de FM puderam verificar que uma alta seletividade de canal alternado também é acompanhada por uma performance de canal adjacente medíocre ou pobre, então, esta é a melhor maneira de saber a real performance com relação a seletividade.

Lembre-se que das especificações de um sintonizador ou receptor a seletividade será a mais importante.

Artigo traduzido mediante autorização do Worldwide TV/FM DX Association. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: