Antena Wellbrook ALA1530

26 09 2010

Nos dias atuais um número cada vez maior de Dexistas reside em regiões em que a instalação de antenas longas é bastante difícil. Quando eu era criança, há cerca de meio século atrás, existia um terreno livre com mais de cinco acres atrás da minha casa, mas hoje tal situação é quase impossível de ocorrer. A América do Norte não é a única parte do mundo onde quintais minúsculos são uma constante.

A solução para isso vem por parte da Wellbrook Communications. Esta empresa britânica projetou e construiu uma antena especialmente voltada para instalação em pequenos quintais e ela pode fornecer ao seu receptor excelentes sinais da faixa de ondas longas até próximo ao limite alto da faixa de ondas curtas.

A Wellbrook Communications agora oferece como parte do seu arsenal de acessórios voltados aos ouvintes de ondas curtas uma antena loop ativa não sintonizada, a ALA1530, e que, segundo especificações do fabricante, possui seu limite inferior nos 150 kHz. Tal valor é bastante conservador e posso dizer que ela possibilitou escutas na faixa de 60 kHz e até mesmo nos 30 kHz.

O loop possui diâmetro de um metro e é conectado a uma caixa de junção contendo um amplificador hermeticamente fechado. Essa caixa de junção é conectada usando um conector BNC por meio de cabo coaxial de 50 ohms à caixa de controle no posto de escuta. O coaxial pode ter até 100 metros de comprimento e não afetará a performance da loop.

A qual altura esta antena deve ser instalada? No momento a utilizo no nível do solo e os resultados tem sido surpreendentes! Assim que possível instalarei ela com um rotor a uma altura de cerca de três metros. Até o momento o posicionamento da antena tem sido manual, o que é um método não muito eficiente no meio da noite. Os testes foram feitos enquanto a loop estava no chão (vide foto). O receptor em uso foi um Kenwood R-5000.

Ao instalar a loop em seu quintal certifique-se que esteja o mais distante possível de outras antenas de ondas curtas que você possua. Isso irá prevenir a interação entre as antenas, arruinando a diretividade da loop em ondas longas e médias e possivelmente fazendo com que não funcione na frequência na qual a outra antena estiver sintonizada.

Em ondas longas, desde minha residência a nordeste de Toronto, nas primeiras três manhãs de teste pude ouvir NDBs (Non Directional Beacons) localizados em Iowa, Manitoba, Carolina, Texas, Newfoundland e da região do Ártico bem como a clara escuta da WWVB em 60kHz. Esta foi a primeira vez que pude ouvir um NDB localizado a mais de 100 km de distância. Antes de usar esta loop o alto nível de ruído elétrico causado por computadores, termostatos e televisores na faixa de ondas longas não permitia a execução de qualquer captação interessante nesta faixa.

Em frequências entre 150 kHz e aproximadamente 3 MHz a loop é bastante direcional, principalmente nas frequências mais baixas.

Sua direcionalidade foi confirmada durante os três primeiros dias de teste e durante uma DXpedition. Alguns sinais em ondas longas foram ouvidos muito claramente ao apontar a loop em uma direção, mas foram cancelados ou tiveram sua intensidade bastante reduzida ao modificá-la. Acima dos 3 MHz a direcionalidade deixa de existir.

A loop é bastante quieta comparada com uma antena de fio e tal fato surpreendeu muitos dos ouvintes que tiveram a oportunidade de ouvir os sinais captados por ela durante uma DXpedition. O que faz com que esta loop seja tão quieta comparada com uma antena convencional? A loop Wellbrook reage principalmente ao componente magnético da onda e ignora o campo elétrico que carrega a maior parte da interferência que normalmente é captada por uma antena de fio. Quando esta loop foi instalada inicialmente dentro do meu escritório, distante menos de um metro do meu computador, não houve interferência assim como pouca por parte do ruidoso termostato que possuo.

Em comparação com uma antena de fio instalada a dez metros de distância, esta não permitiu a escuta de NDBs distantes cerca de vinte quilômetros da minha casa. Ela também foi bastante ruidosa em toda a faixa de ondas curtas. Em ondas curtas a loop Wellbrook foi não somente mais quieta que minha antena de fio como também disponibilizou um sinal mais forte e limpo que o dipolo encurtado ativo que uso há vários anos.

A documentação que acompanha esta antena informa pontos de intermodulação de segunda e terceira ordem de +70dBm e +40dBm. Não tendo o equipamento necessário para verificar tais valores posso informar que não encontrei quaisquer problemas de intermodulação em ondas curtas tanto durante sua instalação em meu quintal como durante a DXpedition.

Ainda que este artigo pareça uma propaganda da Wellbrook Communications, este não é o caso. Tenho construído e usado antenas de recepção por mais de 50 anos e esta é a primeira vez que pude ver uma antena pequena e facilmente instalável atender minhas necessidades para as faixas de ondas longas e curtas. A última vez que me impressionei tanto com uma antena foi quando tive acesso a uma cônica monopolo que abrange de 5 a 25 MHz para operações comerciais. O preço desta incrível antena está na faixa de $100k (!) além da instalação que exige um espaço maior que o da maioria dos nossos quintais.

Para maiores informações, visite o site http://www.wellbrook.uk.com. Para contatos via email o endereço é sales@wellbrook.uk.com.

Artigo traduzido mediante autorização do Ontario DX Association. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.

Ações

Information

5 responses

26 09 2010
Flavio

Essa antena, venho a muito tempo de namoro.
Flavio
Natal/RN

27 09 2010
Fábio Mattos

Cara, isso que é antema, o resto é “migué”!
73,

Fábio
Garopaba-SC

27 09 2010
Ivan

Fábio,

Tenho o modelo ALA1530S+ e posso dizer que seu rendimento é excelente. Quando usada em um rotor, fica melhor ainda.

73!

26 08 2011
Fabiano

Como fazer para importá-la?

30 08 2011
Ivan

Fabiano,

Apenas se você conhecer alguém que possa enviar ou trazer para o Brasil. A Wellbrook não envia seus equipamentos para o Brasil, infelizmente.

Agradeço o comentário e visita ao meu blog.