Rádio Fana

11 09 2010

Tom Williamson

A Etiópia está situada no noroeste africano e possui uma população de cerca de 30 milhões de habitantes. “Cerca” é a palavra correta para muitas coisas nessa região do mundo, uma vez que a instabilidade política, ocupações estrangeiras e mudanças climáticas acabam fazendo com que tais números nessa região pobre do mundo sejam bastante variáveis.

O Cristianismo Copta (de origem egípcia) prevaleceu até o século 4, mas após isso a influência Muçulmana passou a prevalecer na região norte. As tentativas de invasão italiana a partir da Eritréia foram originalmente repelidas, mas eles acabaram conquistando a Etiópia em 1935, quando o Imperador Haile Selassié se exilou na Inglaterra. Ele voltou ao poder durante a Segunda Guerra Mundial, mas posteriormente foi derrubado pelos Marxistas. O novo governo teve sérios problemas com a então província da Eritréia. Não sei qual a situação do governo atual, mas a fome e a pobreza da região ainda são constantes.

O rádio chegou a essa turbulenta nação por volta da década de 1930. Lembro bem da agitação na Liga da Nações causada por conta da invasão italiana naquele país e tenho uma vaga lembrança de alguma menção sobre transmissões em ondas curtas, mas se a mesma era de radiodifusão ou utilitária sinceramente não lembro. Meus primeiros logs de emissoras desse país datam da década de 1960, quando ouvi a emissora estatal (Rádio Addis Ababa). Logo após a ETLF foi ouvida e confirmada. Essa era a conhecida emissora Cristã mantida pela Igreja Luterana, posteriormente invadida e provavelmente incendiada por tropas rebeldes. Transmitia com uma potência de 100 kW. Na atualidade a estação governamental (Rádio Etiópia) opera com a mesma potência em canais internacionais de radiodifusão.

Entretanto, a Rádio Fana opera com uma potência de apenas 10 kW em 6210 kHz e pode ser ouvida quando há boas condições de propagação para a região. Seu status é incerto e a emissora está aparentemente recebendo doações de ONG’s e provavelmente representando o ponto de vista do governo local em sua programação mas não há como garantir uma cobertura dos fatos locais com profundidade pois essa não é uma tradição naquela região do planeta.

A Rádio Fana transmite em 6210 e 6940 kHz nos seguintes horários: 03:30-05:30, 09:00-11:00 e 15:00-20:00 durante a semana e também em 1080 kHz (ondas médias). Os programas são em Amárico e Oromiffa.

Nos 6210 kHz é comum ouvir em suas transmissões às 03:30 UTC a voz de uma locutora e belas músicas africanas. Já que não entendo uma única palavra de Amárico, minha opção para reportar a emissora foi enviar uma fita com a gravação do programa ouvido. Recebi um belo cartão QSL verde e branco em sete semanas. O endereço é: Box 30702 (ou se preferir, o curioso “near Black Lion Hospital, in front of Sweden Embassy”), Addis Ababa, Etiópia.

Artigo traduzido mediante autorização do Ontario DX Association. A publicação em qualquer outro meio é expressamente proibida.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: